Como vai funcionar o SiSU 2023?

Perguntado por: iilha . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.7 / 5 18 votos

A forma de seleção é por meio do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). No SiSU 2023/2, podem participar os estudantes que fizeram o Enem 2022, não zeraram a redação do exame e concluíram o ensino médio. O edital da segunda edição desse ano pode ser acessado aqui.

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), referente ao segundo semestre de 2023.

As inscrições para o Sisu 2023 (Sistema de Seleção Unificada) estão abertas a partir desta segunda (19) e seguem até a quinta (22). A inscrição ao Sisu é gratuita e feita, exclusivamente, pela internet neste site. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 27 de junho.

Quem pode participar do SiSU 2023/2? Podem participar do SiSU 2023 do segundo semestre, os candidatos que fizeram o Enem 2022 e não zeraram a redação do exame. Vale destacar que os pesos e as notas mínimas de cada uma das cinco provas do Enem variam conforme o curso de escolha no SiSU 2023/2.

As notas de corte do SiSU 2023 do segundo semestre podem ser acessadas no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, página em que é feita a inscrição na seletiva.

19 de junho de 2023

Segundo o calendário do processo seletivo, as inscrições para a edição de segundo semestre do Sisu 2023 terão início no dia 19 de junho de 2023, estendendo-se até o dia 22 do mesmo mês.

Candidatos podem consultar o resultado da terceira chamada
A partir desta quinta-feira, 22, os pré-selecionados têm prazo até segunda-feira, 26, para comparecer à instituição de ensino na qual se inscreveram e comprovar as informações prestadas.

Pode. Ter feito ou não a inscrição no primeiro Sisu em nada interfere neste. Mas você deve lembrar que as vagas são diferentes de uma edição para a outra.

Quem pode se inscrever na lista de espera do Sisu
A inscrição no Sisu só é válida por uma edição.

O candidato inscrito no Sisu também pode fazer a inscrição no Programa Universidade para Todos (Prouni), desde que atenda aos critérios do programa. O Sisu e o Prouni adotam o Enem mais recente como critério para seleção dos candidatos.

Sisu 2023/1
Letras na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) - 497,72. Pedagogia na Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (UNEMAT) - 495,68. Ciências Biológicas na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - 494,64. Geologia na Universidade Federal de Roraima (UFRR) - 494,4.

A nota do Enem garante Bolsas de Estudo
Com 500 pontos no Enem, você já pode concorrer a uma bolsa e garantir sua chance de estudar em uma boa universidade, com mensalidades bem mais em conta.

Não é possível passar no Sisu com uma nota abaixo da nota de corte. Como explicado, a nota de corte é a menor pontuação necessária para que um candidato seja selecionado para determinado curso. Ela é calculada com base no número de vagas disponíveis e no desempenho dos candidatos inscritos.

Os 10 Cursos Mais Concorridos do Sisu
Como você pode ver, Medicina lidera o ranking, seguida por Direito e Enfermagem.

A ruptura para 800 pontos se dá com mais ou menos 32 acertos. Já a ruptura de 900 ocorre com mais de 40 itens assinalados como corretos. Sérgio destaca que nas outras áreas esses números são bem menores. Em linguagens, por exemplo, é necessário praticamente fechar a prova para tirar 800, cravando 44 a 45 questões.

O SiSU é de graça? Sim! O estudante não precisa pagar nada para participar do sistema. O SiSU não se trata de uma prova, mas de um sistema gratuito para entrar em universidades públicas com a nota do Enem.