Quem aprovou o Novo Ensino Médio 2023?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.1 / 5 8 votos

O presidente da República, Michel Temer, e o ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciaram nesta quinta-feira, 22, o Novo Ensino Médio, a maior mudança na educação nos últimos 20 anos, desde a Lei de Diretrizes e Base da Educação.

No início deste ano, por meio da Portaria nº 399, o Ministério da Educação (MEC) abriu uma consulta pública sobre o Novo Ensino Médio. Essa consulta teve como objetivo conduzir estudos junto à comunidade escolar, realizar conferências e inquéritos virtuais para avaliar o padrão que vem sendo implementado nas escolas.

Pela proposta do MEC, quais seriam as mudanças? Como é: O Novo Ensino Médio prevê um total de 3.000 horas-aula, sendo 1.800 para disciplinas obrigatórias (ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e matemática) e 1.200 para optativas (itinerários formativos escolhidos pelo aluno).

A carga horária do Ensino Médio passou de 800 para 1.000 horas anuais, mas passaram a ser pelo menos 3.000 horas para os três últimos anos da Educação Básica. O ano letivo passou a durar 200 dias. Para cumprir a carga horária total, os estudantes do Ensino Médio terão que dedicar mais horas ao ensino escolar.

O Novo Ensino Médio foi aprovado em 2017, por meio da Lei nº 13.415, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. De acordo com o professor, desde o início, “essa lei foi objeto de muita crítica, a começar pela questão de ter sido proposta como medida provisória”.

A proposta do Novo Ensino Médio foi sancionada, em 2017, no governo Temer e começou a ser implantada, em 2022, nas escolas de todo o Brasil. A previsão é de uma implementação gradual até 2024. Entre as principais mudanças trazidas pela reforma, estão: Aumento progressivo da carga horária.

A mudança tem como objetivos garantir a oferta de educação de qualidade à todos os jovens brasileiros e de aproximar as escolas à realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.

A mudança consiste na redução de itinerários formativos e na criação de novas matérias, sendo elas: Educação Financeira; Projeto de Vida; Redação e Literatura e Aceleração para Vestibular. As disciplinas tradicionais, como matemática e língua portuguesa, serão mantidas.

Mudanças foram suspensas. O Novo Enem foi apresentado oficialmente pelo Ministério da Educação (MEC) em março de 2022. Tratava-se de um novo formato do Exame Nacional do Ensino Médio para se adaptar à reforma do ensino médio. O cancelamento desta nova versão do Enem ocorreu em agosto de 2023.

Houve falta de professores qualificados, falta de formação para os professores, precarização do trabalho dos educadores, diminuição das matérias tradicionais, deficiência no ensino dos itinerários formativos, aumento da privatização do ensino público por meio da educação a distância (EaD), infraestrutura inadequada das ...

Medida implantada em SP na pandemia foi abandonada neste ano e não é considerada por governo Tarcísio. A criação do 4º ano do ensino médio está sendo discutida por educadores como uma das estratégias para a recuperação de aprendizado no Brasil após a pandemia de Covid-19.

Calendário Escolar em 2023
Assim, em 2023 o ano letivo deve ter, no mínimo, 200 dias de aula, distribuídos ao longo de 10 meses. As aulas devem começar no mês de fevereiro e seguir até o mês de dezembro, com uma pausa para as férias de julho.