Quais são os 4 níveis de atenção à saúde?

Perguntado por: aarruda6 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.7 / 5 19 votos

Os níveis de atenção e assistência à saúde no Brasil são estabelecidos pela Portaria 4.279 de 30 de dezembro de 2010, que estabelece as diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo eles: atenção primária, atenção secundária e terciária.

Elas são a atenção primária, secundária e terciária à sáude. O que é a Atenção Primária a Saúde? Determinadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), essas categorias correspondem a um conjunto de serviços disponíveis para os indivíduos e são diferenciados pelo nível de complexidade do caso.

Como você já sabe, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são utiliza- das para a atenção primária; as unidades de Pronto Atendimento (UPAs), para a secundária; e os hospitais, para o acolhimento no nível terciário.

Quais são os níveis de atenção à saúde?

  • Primário. Esse nível é o contato inicial para prevenção e redução de risco de doenças. ...
  • Secundário. A complexidade do atendimento neste nível é maior e o paciente já entra em contato com profissionais da saúde mais especializados, como cardiologista e oftalmologista. ...
  • Terciário.

Redes de Atenção à Saúde

  • Sobre as Redes de Atenção à Saúde.
  • Rede Cegonha. Sobre a Rede Cegonha. Legislação. ...
  • Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência.
  • Rede de Atenção Psicossocial.
  • Rede de Urgência e Emergência.
  • Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas. Sobre a Rede de Atenção. Hipertensão Arterial.

São três os níveis de atenção à saúde pública no Brasil: Primário, secundário e terciário. Eles foram adotados para organizar os tratamentos oferecidos pelo SUS a partir de parâmetros determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Sua finalidade é proteger, restaurar e manter a saúde dos cidadãos.

O modelo de organização brasileiro segue a classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que define três diferentes níveis de atenção à saúde: o primário, o secundário e o terciário. Eles focam no atendimento ao paciente de acordo com a complexidade necessária para cada ação.

Esse nível compreende serviços médicos especializados, de apoio diagnóstico e terapêutico e atendimento de urgência e emergência. A Atenção Terciária ou alta complexidade designa o conjunto de terapias e procedimentos de elevada especialização.

Como você já sabe, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são utiliza- das para a atenção primária; as unidades de Pronto Atendimento (UPAs), para a secundária; e os hospitais, para o acolhimento no nível terciário.

A Atenção Primária à Saúde (APS) é o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada, ...