Como utilizar a função se no Excel?

Perguntado por: ifigueiroa . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 3 votos

Use a função SE, uma das funções lógicas, para retornar um valor se uma condição for verdadeira e um outro valor se for falsa. Por exemplo: =SE(A2>B2,"Acima do orçamento","OK") =SE(A2=B2;B4-A4;"")

Utilizar SE, E e OU ao mesmo tempo permite o cálculo com três condições, por exemplo. Se você deseja que uma condição seja provada, e pelo menos uma das outras duas, será necessário primeiro usar a função E e, em seguida, a OU, incorporando-as na função SE.

A fórmula para se utilizar o CONT.SE é dada pela seguinte sintaxe: CONT.SE(intervalo; criterio), onde o intervalo é o intervalo sobre o qual é testado critério, que por sua vez é o padrão ou teste a ser aplicado no intervalo.

As fórmulas sempre começam com um sinal de igual (=).

  1. Clique na célula onde você deseja a fórmula.
  2. Para iniciar a fórmula com a função, clique na barra de fórmulas. ou comece a digitar a fórmula na célula. ...
  3. Depois de concluir os argumentos para a fórmula, pressione ENTER para ver o resultado da fórmula na célula.

Essa função tem a seguinte estrutura: =SE(condição; valor se a condição for verdadeira; valor se a condição for falsa). Um exemplo para usar essa função seria verificar se a pessoa é ou não maior de idade.

O Microsoft Excel pode mostrar #####em células quando uma coluna não é larga o suficiente para mostrar todo o conteúdo da célula.

A função SES é bem similar a função SE, no entanto permite com que o usuário consiga informar mais condições de forma mais fácil, ou seja, ao invés de colocar uma fórmula SE dentro da outra basta informar qual o teste será realizado e em seguida o resultado que será dado caso ele seja verdadeiro.

Função SE + E
Para a lógica dar certo a função E vai ficar logo após a função SE(E, como mostra a imagem abaixo, assim podemos colocar quantas condições quisermos e o resultado só será verdadeiro se todas as condições forem verdadeiras.

Para fazer no excel função SE e PROCV juntas, basta adicionar a fórmula dentro de uma das condições do comando SE, então: SE o valor for maior do que 10.000 o Excel deverá acionar a função PROCV, SE for menor ele deverá apresentar o texto “Menor do que 10 mil”.

Criar uma referência de célula para outra planilha
Clique na célula na qual deseja inserir a fórmula. , digite = (sinal de igual) e a fórmula a ser usada. Clique na guia da planilha a ser referenciada. Selecione a célula ou o intervalo de células a ser referido.

=TEXTO(G2;”R$0,00″)
Passo 1: Atribuir valor. Na célula B11, atribuimos primeiro o valor numérico que se refere ao valor representado na célula G2: =TEXTO(G2;. Após, inserimos o formato de texto que representará o valor em Reais: =TEXTO(G2;“R$ 0,00”). Pressionamos ENTER e pronto.

Às vezes, é preciso verificar se uma célula está em branco, geralmente porque você pode não querer uma fórmula exiba um resultado sem entrada. Nesse caso, usamos SE com a função ÉCÉL. VAZIA: =SE(ÉCÉL.

Sintaxe. Use a função SE, uma das funções lógicas, para retornar um valor se uma condição for verdadeira e um outro valor se for falsa. Por exemplo: =SE(A2>B2,"Acima do orçamento","OK")

A função SE é uma das mais úteis e populares do Microsoft Excel. Ela faz uma comparação lógica entre dois valores e executa uma ação de acordo com o resultado. A seguir, saiba como usar a função de forma simples e direta.

Funções do pronome “se” A classificação do "se" enquanto pronome subdivide-se em: pronome apassivador ou partícula apassivadora, índice de indeterminação do sujeito ou pronome indefinido, parte integrante do verbo, pronome reflexivo, pronome reflexivo recíproco e partícula de realce ou expletiva.

A função SUM adiciona valores. É possível adicionar valores individuais, referências de célula ou intervalos, ou uma mistura dos três. Por exemplo: =SOMA(A2:A10) Adiciona os valores nas células A2:10.