Como usar o que é o quê?

Perguntado por: onovais . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.8 / 5 4 votos

Porém, o “que”, sem acento, é um pronome, advérbio ou conjunção. Já o “quê”, acentuado, é um substantivo e tem o mesmo sentido de “alguma coisa”. No final de frase (portanto, antes de ponto-final, exclamação ou interrogação), o “que” deve ser acentuado, pois se transforma em monossílabo tônico: “quê”.

Quando o quê for a última palavra da frase, o acento deve ser utilizado. Se não for antecedido de preposição, deve ser acompanhado de o. Exemplos: - Ele me pediu dinheiro emprestado, mas não disse pra quê.

A expressão 'o que' é escrita sempre separada. Oque, assim, tudo junto, está errado. É certo ainda escrever o quê, com acento circunflexo no e. A única diferença entre o que e o quê é que a segunda expressão é utilizada apenas no final de uma frase, mas ambas possuem o mesmo significado.

Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.

1 a fim de que, com o fim de, com finalidade de, com o intuito de, com o propósito de, com intenção de, com o objetivo de, para, porque.

quando usar “o que” ou “o quê”? – Note que em todos esses casos, “o que” é usado para fazer perguntas ou expressar dúvida, enquanto “o quê” é usado apenas quando a palavra está no final da frase. Veja mais exemplos de como usar “o que” e “o quê” corretamente: “O que você está fazendo?” (não está no final da frase)

As duas formas são corretas. A diferença entre que e quê está, principalmente, na intensidade com que são pronunciados, sendo assim classificados em monossílabo tônico e monossílabo átono. Monossílabo tônico: Você quer o quê? Monossílabo átono: O que você quer?

Significado de Teve
substantivo deverbal Ação de ter, de receber ou de possuir: ele teve vários empregos. Ação de ser dono ou de usufruir de: ele sempre teve muito dinheiro. Não confundir com: tevê. Etimologia (origem da palavra teve).

Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral.

Por que: em perguntas ou para se referir a algo. Por quê: no final de frases, seguido de ponto de interrogação ou final. Porque: em respostas ou explicações. Porquê: como um substantivo, indicando motivo ou razão.

Uso do que
Início de frase: introduz pergunta ou indica intensidade. Meio de frase: faz referência a algo/alguém de que/quem já se falou em algum momento anterior.

pronome, plural Refere-se às pessoas ou coisas dentre outras: quais são seus filmes favoritos? Relacionado à qualidade ou propriedade de algo que se menciona ou sobre alguém de quem se fala: quais são seus pontos de vista?

Ponto de interrogação é um sinal gráfico que indica dúvida e, portanto, é utilizado em perguntas diretas. Ele aparece no final de uma palavra, frase ou oração, que, assim, apresentam uma entonação ascendente, ou seja, são caracterizadas pela elevação da voz ao serem pronunciadas.

O correto é: Isto está relacionado ao que ela não podia me contar antes? Se algo está relacionado, está relacionado a algo, portanto pede preposição 'a'. O algo de sua frase é o 'o que ela não podia me contar antes' — por começar com 'o', o 'a' se funde a ele, formando 'ao'; da mesma forma que 'de' + 'ele' = 'dele'.