Como tirar tinta com acetona?

Perguntado por: onascimento . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 12 votos

Em um pano de microfibra, molhe uma de suas partes com acetona e faça movimentos de círculos em cima da tinta spray, sem pressionar com força para não danificar também a pintura original.

O álcool isopropílico ajuda a quebrar moléculas da tinta e amolecer, auxiliando na remoção. Uma mistura de água, sabão e álcool isopropílico pode ser usada em um balde e passado um pano no chão, retirando aqueles pequenos pingos de tinta.

1- Óleo capilar ajuda a limpar as manchas de tinta
Passe algumas gotas de óleo sobre as manchas na pele e massageie por alguns segundos. Depois, deixe agir por vários minutos - se puder, deixe assim por toda a noite - e use um algodão ou toalha com água morna para limpar.

Caso a tinta já tenha secado, uma mistura de água, sabão e álcool isopropílico será mais eficiente para removê-la. Outra solução eficiente é uma combinação de vinagre e bicarbonato de sódio que pode ser usada para limpar pisos de porcelanato e cerâmica.

Entre os métodos mais eficazes e caseiros de como tirar tinta do cabelo estão o uso do shampoo antirresíduos, shampoo anticaspa + bicarbonato de sódio, vinagre branco ou vinagre de maçã, várias lavagens e a misturinha chamada de shampoozada.

Acetona. Muito usada para retirar esmaltes, a acetona também pode remover a pintura indesejada do seu carro, mas é preciso tomar muito cuidado neste caso, pois há mais chances de danificar a pintura.

Álcool com açúcar
Tudo que você vai precisar é misturar em um recipiente uma colher de sopa de açúcar com duas de álcool etílico, até atingir uma consistência pastosa. Depois, é só aplicar a solução nas unhas com ajuda de um algodão e esfregar até remover completamente a tinta.

O Stripalene é o único removedor de tinta do mercado que dispensa o uso de solventes. Além disso, ele é lavável com água, ou seja, é possível remover o produto utilizando uma mangueira ou lavadora de alta pressão, ao invés da espátula. Assim, ele é um dos mais práticos de remover.

Uma ótima forma de como remover tinta de metal é usando acetona. Em casos de pequenos respingos, basta mergulhar um cotonete ou algodão na acetona e dar leves esfregadas na mancha. A acetona reage diretamente com as moléculas da tinta, amolecendo o produto e deixando-o mais mole.

5ª dica: Faça uso da água morna!
Caso você não tenha secador em mãos, há outra possibilidade para derreter a tinta que é o uso da água morna. Mergulhe a cabeça do cartucho na água até que a tinta fique morna. O recomendado é que você cubra aproximadamente, 1,5 do cartucho com a água aquecida.

Remover tinta de plástico não é tão difícil quanto parece. Basta esfregar a esponja sobre toda a tinta da superfície de plástico. No entanto, deve-se enxaguar constantemente a esponja de limpeza com água limpa para evitar que a tinta se espalhe ainda mais no plástico.

É possível remover com um pano, algodão ou esponja, utilizando um polidor. Massa de vidraçaria nova também pode ser usada para remover a tinta, mas tem que encerar o carro depois, porque a pintura costuma ficar embaçada após o processo.

Para tirar tinta de caneta da parede espalhe um produto, que pode ser sabão, pasta de dente ou limpador multiuso, na parte amarela de uma esponja umedecida e esfregue na parte manchada da parede. Repita o processo até a tinta da caneta sair. Depois, retire o excesso de produto com um pano limpo umedecido.

Há diversas formas de remover a tinta, mas o método mais seguro e confiável é aplicar um removedor de tinta para soltá-la e, em seguida, raspar e lixar o material.

Vinagre. Para tirar a mancha de tintura da pele, aplique algodão embebido em vinagre sobre a mancha e esfregue. Depois, é só enxaguar. O vinagre de maçã, aliás, oferece benefícios para os cabelos e pode ajudar até a recuperar os cabelos emborrachados pela química!