Pode usar panela descascando?

Perguntado por: evargas8 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Continuar usando a panela antiaderente que está descascando, ou arranhada, pode ser um perigo, já que o material faz mal à saúde, caso entre em contato com o organismo. Então, não se preocupe mais!

Mas chega um ponto em que estão tão desgastadas que é preciso trocar por novas. No caso de panelas de Teflon ou de cerâmica, quando o material começa a descascar, é sinal para parar de usar.

Dentre as 1001 utilidades do bicarbonato de sódio, uma delas é recuperar a sua frigideira de uma forma bem prática: basta fazer uma mistura de 2 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio e 1 xícara (chá) de água. Em seguida, coloque a mistura dentro da frigideira e leve ao fogo, deixando ferver por alguns minutos.

Quando aquecido a altas temperaturas, o teflon pode liberar gases tóxicos e compostos perfluorados, como o ácido perfluorooctanoico (PFOA), que apresentam riscos para saúde humana. O PFOA é um produto químico altamente persistente, o que significa que permanece no meio ambiente e no corpo humano por longos períodos.

Quanto mais polida a panela, mais fácil a liberação do alumínio durante o cozimento. Portanto, quando os alimentos estiverem grudando com facilidade e durante a lavagem for necessário ariar a panela, é hora de trocar.

Panelas de cerâmica
É extremamente seguro porque não é reativa ou tóxica. Não libera odores ou gases no cozimento, mesmo em altas temperaturas.

Separe 1 colher (sopa) de sal ou bicarbonato de sódio, 1 copo de vinagre e alguma gotas de detergente. Misture com um pouco de água e novamente deixe de molho por alguns minutos. Esfregue delicadamente com o auxílio de uma escova com cerdas macias. Enxague bem e seque tudo com um pano de prato.

O PTFE é insolúvel em solventes, resistente ao ataque de ácido corrosivo, tem ponto de fusão bem alto (de 326,8°C) e aspecto escorregadio. Por isso, serve para muitas coisas além de forrar panelas. Devido à sua resistência ao calor, ele é usado para revestir cabos, mangueiras e até aeronaves.

Uma mão lava a outra: se o calor da frigideira ajuda a tirar a umidade do sal, o sal pode ajudar a recuperar a antiaderência da frigideira! Basta apenas espalhar sal grosso pelo fundo da frigideira e levá-la ao fogo por alguns minutos.

Com o auxílio de uma espátula ou colher, use papel toalha ou guardanapo para espalhar o óleo em toda superfície antiaderente da panela, durante dois a cinco minutos. Espere a panela esfriar! Esse passo é muito importante.

É devido à presença do PFOA que o teflon é considerado o grande vilão quando o assunto são panelas, já que a substância está associada a um maior risco de câncer. Além das antiaderentes, as panelas de alumínio também merecem atenção redobrada.

Sendo assim, quando os alimentos estiverem grudando com facilidade na lavagem e for necessário arear a panela, é hora de trocar. Com o utensílio desgastado, há ainda a chance de ingerir todos os dias uma pequena quantidade de alumínio, substância prejudicial ao organismo.

As panelas de ferro fundido, que suportam maiores temperaturas, e mesmo as panelas de vidro, que além de suas propriedades isolantes, não oferecem o risco de contaminação com substâncias nocivas, também podem ser excelentes aliadas na cozinha.

Panela velha faz comida boa? A resposta, para a pergunta se panela velha faz comida boa é tão óbvia que parece até mentira, a resposta é sim, claro que panela velha faz comida boa. A comida boa está ligada aos temperos, aos ingredientes e, claro, à boa vontade de quem prepara.

O órgão institui uma série de indicações que os fabricantes devem informar aos consumidores, como a vida útil das peças. Na portaria Nº 499, divulgada no ano passado, o Inmetro aponta que as válvulas reguladoras de pressão da panela devem estar sempre limpas e que, a cada cinco anos, a peça deve ser substituída.