Como tirar lêndeas rápido e fácil?

Perguntado por: lbeiramar4 . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.5 / 5 9 votos

O primeiro passo é lavar o cabelo com uma mistura de vinagre e água morna, que deve ser aplicada diretamente no couro cabeludo. O vinagre possui propriedades que ajudam a matar e eliminar piolhos e lêndeas.

Use um pente fino
O pente fino é um ótimo acessório para tirar as lêndeas e os piolhos grudados no cabelo. Além disso, ele garante que você tenha certeza de que não sobrou nenhum parasita na sua cabeça, já que eles podem ser bem pequenos.

Os piolhos, lêndeas e ninfas que caírem no pano, devem ser deixados em vinagre diluído em água por um período de 30 minutos, para que sejam mortos.

Um excelente remédio natural para piolhos é o Óleo de Malaleuca, pois além de repelir, também mata os piolhos adultos e os ovos (lêndeas). O modo de usar esse remédio é bem simples, basta aplicar o óleo no couro cabeludo antes de dormir. Esses parasitas são o terror de qualquer mãe ou pai.

O vinagre também é um produto que os piolhos não gostam, porém não é recomendado o uso do mesmo na cabeça, como veremos mais a frente.

O vinagre aqui tem o papel de amolecer os ovos (ou lêndeas). Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, deve-se colocar essas escovas de cabelos (e outros objetos contaminados) dentro da água por 10 minutos para matar o piolho.

Para facilitar a remoção das lêndeas, pode ser usada uma mistura de vinagre e água em partes iguais (1:1), embebendo os cabelos por meia hora antes de proceder a retirada com a passagem do pente fino ou manualmente, uma a uma, a acidificação causada pelo vinagre dissolve a gelatina fixadora da casca dos ovos15.

Para remover as lêndeas é necessário passar água morna com vinagre nos cabelos, deixa agir por 15 minutos e passar pente fino. Você deve aplicar água morna misturada com vinagre (metade de cada) e deixar por 2h. Depois retirar as lêndeas com pente fino de metal. Espero ter ajudado!

Essência de lavanda: com o cabelo limpo e seco, aplique algumas gotas da essência e massageie o couro cabeludo por alguns minutos. Passe o pente fino e retire o piolho. Além de acabar com os bichinhos ainda deixa os cabelos muito perfumados.

Um excelente remédio caseiro para tratar a infestação de piolhos e lêndeas é lavar o cabelo com chá de arruda, pois assim é possível eliminar os piolhos e acalmar a coceira no couro cabeludo. O chá deve ser aplicado nos cabelos molhados antes de passar o pente fino e assim eliminar naturalmente os piolhos e seus ovos.

6) Para matar o piolho é necessário esmagar com a unha? Falso – Não se deve fazer isso em hipótese alguma: após a retirada com o pente fino, os insetos devem ser mergulhados em uma solução contendo vinagre e água em igual quantidade.

Aplique nas mechas com o auxílio de um algodão, desembarace com uma escova, e vá catando e matando os piolhos. Você pode colocar uma toalha branca nos ombros e conferir se caem piolhos e lêndeas dos fios.

A aplicação de vinagre em caso de pediculose é uma tática bastante utilizada para ajudar a desprender os piolhos do cabelo e a facilitar a sua remoção. Em geral, “o que se recomenda é utilizar o vinagre diluído em água, numa percentagem de 50%”, aponta a especialista em tricologia.

Os piolhos são insetos pequenos, sem asas, que se alimentam de sangue. A transmissão ocorre pelo contato direto ou pelo uso de bonés, chapéus, escovas de cabelo, pentes ou roupas de pessoas contaminadas.

A fêmea vive de três a quatro semanas e, quando adulta, coloca até 10 ovos por dia. Ou seja, em um mês, cada uma pode dar origem a 300 piolhos, então, é necessário controlar a infestação o quanto antes e garantir que tanto piolhos adultos quanto lêndeas sejam retiradas.

Cabelo sujo é o responsável pela proliferação do piolho. Mito – A falta de higiene não está relacionada com a proliferação do inseto. Na verdade, ele prefere cabelos limpos.