Como tirar espinha?

Perguntado por: garruda . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 7 votos

O ideal é tratar a acne com um sabonete específico, e lavar o rosto três vezes ao dia com água morna. Faça uma compressa de algodão com água quente e deixe sobre a espinha por alguns minutos. Esse método ajuda a espinha a sair de forma natural.

Um ótimo remédio caseiro para espinhas é passar o chá de bardana na pele. A planta medicinal melhora a função das glândulas sebáceas e possui propriedades antissépticas que ajudam a limpar a pele de forma adequada. 2 colheres (de chá) da raiz da bardana seca ou fresca; 500 ml de água fria.

Alguns remédios caseiros, como tônico de chá de camomila, esfoliante de mel e fubá, e máscara de aloe vera, têm ação antisséptica e anti-inflamatória, que ajudam a diminuir a inflamação, combatendo as espinhas e controlando a oleosidade da pele.

No entanto, utilizar produtos não adequados pode agravar o quadro. “A região pode ficar ainda mais irritada, desencadear alergia, ressecamento e manchas, afinal é um produto desenvolvido para os dentes e não para a pele. A aplicação da pasta de dente também pode entupir os poros, aumentando a inflamação”, explica.

Aposte em ativos antioleosidade e antiacne
Produtos que contém ativos como Ácido Salicílico, Ácido Mandélico, Niacinamida, entre outros, são conhecidos por ajudar a secar as espinhas rapidamente.

A dermatologista chama a água do mar de panaceia, ou seja, algo como um “remédio” ao qual é atribuído a capacidade de curar tudo. Porém, a acne pode acabar se beneficiando de seu efeito esfoliativo e de limpeza dos poros. “O sal pode, teoricamente, tirar a oleosidade e secar as espinhas”, esclareceu.

O gelo diminui a vermelhidão e o inchaço da espinha, ajudando também a desinflamar a acne e aliviar a dor que ela causa. Coloque um cubo de gelo dentro de uma toalha limpa e pressione pontualmente contra a espinha por 5 a 10 minutos. Pronto!

Acne é uma doença de pele que ocorre quando as glândulas secretoras de óleo (glândulas sebáceas) tornam-se inflamadas ou infectadas, provocando cravos, espinhas, cistos, caroços e cicatrizes. A acne aparece na puberdade induzida pelo início da produção de hormônios femininos (estrógenos) e masculinos (andrógenos).

Passe um pouco de aloe vera.
Você pode comprar gel de aloe vera em uma farmácia ou abrir uma folha de babosa para extraí-lo manualmente. Mergulhe um cotonete no gel e aplique-o diretamente à espinha. Deixe secar e enxague o local com água morna. Repita a aplicação duas vezes ao dia.

Pode parecer bom demais para ser verdade, mas os limões são antibactericidas e ajudam no tratamento da acne. Corte uma fatia da fruta e esprema sobre a pele do rosto e os cravos logo irão desaparecer. Neste caso, também evite o sol!

Colocar compressas de água quente no local ou aplicar vapor são formas de aliviar a inflamação e os sintomas. Não é fácil mesmo ignorar a dor desse tipo de problema, pois é aquele tipo de incômodo desagradável. Então, se você raramente tem espinhas internas, esse tipo de cuidado e tratamento deve ser suficiente.

Portanto, se a acne estiver muito inflamada, fazer a aplicação do gelo pode ser uma boa técnica para reduzir o inchaço. Mas não coloque o gelo diretamente no rosto, use uma toalha para cobrir o cubo e não machucar ou sensibilizar a pele. Aplique por 10 minutos e retire.