Como tirar verrugas?

Perguntado por: icaetano . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.4 / 5 14 votos

As verrugas podem ser retiradas por meio de medicamentos tópicos, pelo método de congelamento com nitrogênio ou por extração com bisturi elétrico ou radiofrequência. Os remédios para uso doméstico são prescritos pelo dermatologista, mas também há aqueles que devem ser aplicados em consultório.

A aloe vera também pode ser uma boa solução para as verrugas. Divida uma folha de babosa e pegue o suco claro da folha interior com um pedaço de algodão. Aplique o algodão sobre a verruga e cubra com uma bandagem. Repita isto todos os dias até que a verruga desapareça.

Ácido salicílico – São produtos à base de ácido salicílico que devem ser aplicados sobre as verrugas todos os dias. É indicado também, friccionar a pele morta uma vez por semana com uma lixa ou pedra-pomes. Este tratamento pode levar várias semanas.

Embora aparentemente a verruga dê a impressão de ser possível arrancá-la, não faça isso. Você não conseguirá tirar o vírus e ele continuará “germinando”. Também não a corte, pois o aparelho pode estar contaminado e gerar uma infecção.

Verrugas são tumorações benignas de pele causadas por agentes como o papiloma vírus humano (HPV). Esse vírus ativa o crescimento anormal de células da epiderme, que são lançadas para a superfície do corpo formando as verrugas.

Para casos estéticos, a Crioterapia pode ser utilizada para remover verrugas com a aplicação de nitrogênio líquido, em temperaturas negativas. Desta forma, o procedimento congela a verruga e o vírus, estimulando a eliminação de forma gradual, o que dentro de poucos dias, será observado com a queda da lesão.

Remover verrugas em casa é perigoso. Embora pareça simples, esse procedimento precisa ser realizado ou supervisionado por um médico. Confira quatro motivos pelos quais você nunca utilizar receitas caseiras ou produtos de venda livre na farmácia para retirar verrugas: Em primeiro lugar, pode não ser uma verruga.

Sinais e Sintomas
A infecção pelo HPV normalmente causa verrugas de tamanhos variáveis. No homem, é mais comum na cabeça do pênis (glande) e na região do ânus. Na mulher, os sintomas mais comuns surgem na vagina, vulva, região do ânus e colo do útero. As lesões também podem aparecer na boca e na garganta.

As verrugas anogenitais são as mais perigosas, e há vários tipos de sorotipos de HPV que podem causá-las. A transmissão deste tipo ocorre através da relação sexual, por isso é imprescindível usar preservativos. Mães que possuam a doença não devem dar fazer parto normal, uma vez que a chance de infecção pode ser grande.

Larissa Caiado, dermatologista da Medcenter, a retirada ou o tratamento de verrugas é necessário, pois elas podem se espalhar pelo corpo, sendo mais comuns nos dedos, nas mãos, nos joelhos e nos cotovelos.

Se não tratado, pode evoluir para um câncer”, afirma. O vírus, segundo a especialista, está incluso naqueles conhecidos como Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e é de fácil contágio. “O tratamento é a base da remoção das verrugas, as formas de se fazer isso são as mais variadas possíveis.

Segundo os pesquisadores do exército norte-americano, a fita adesiva do tipo silver tape é mais eficiente nessa tarefa que outras fitas adesivas de uso médico, por oferecer uma adesão maior e um risco menor de descolamento.