Como tirar espinha interna?

Perguntado por: omorais . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 18 votos

Faça uma compressa de algodão com água quente e deixe sobre a espinha por alguns minutos. Esse método ajuda a espinha a sair de forma natural. Repita várias vezes até que ela desapareça por completo.

Por ficarem na parte interna da superfície do rosto, elas não possuem saída. Então, você não conseguirá tirar a secreção, mas sim apenas se machucar. Também não é recomendado cutucar, apertar ou tentar furar uma espinha interna, pois isso pode aumentar a inflamação do local, machucar a região e até causar cicatrizes.

Não podemos de maneira alguma manipular uma espinha interna e a Dra. Tatiane explica o porquê: “Além de não sair secreção, a espinha vai se tornar mais inchada e inflamada, além de haver formação de cicatrizes”. Ou seja, nada de mexer na lesão!

Em média a espinha interna leva sete dias para sair e formar aquele pus ou desaparecer de vez da pele. Se você usar secativos específicos para seu tipo de pele, conseguirá fazer com que essa cicatrização seja mais rápido, assim eliminando não só a espinha como os sintomas da acne interna, como a dor no local.

A causa da espinha interna está relacionada ao aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas da pele, que pode ser desencadeada por alterações hormonais, estresse, má alimentação e diversos outros motivos.

Composto por uma mistura de queratina, células mortas e sebo, o cisto se forma quando essas substâncias da pele se acumulam e geram uma espécie de cápsula, e isso impede que sejam absorvidas pelo organismo. Geralmente, os cistos aparecem depois da puberdade.

O gelo diminui a vermelhidão e o inchaço da espinha, ajudando também a desinflamar a acne e aliviar a dor que ela causa. Coloque um cubo de gelo dentro de uma toalha limpa e pressione pontualmente contra a espinha por 5 a 10 minutos. Pronto!

A pomada Acnezil é uma das mais utilizadas por aqueles que querem se ver livres de cravos e espinhas, e isso não é à toa. Sua fórmula, que possui como base o peróxido de benzoíla, consegue eliminar as bactérias causadoras da acne, diminuir seu surgimento e ainda tratar espinhas externas e internas.

Em média, uma acne interna inflamada pode levar de 5 até 10 dias para sarar. O tempo para desinflamar não é exato e varia de acordo com cada tipo de pele e tratamentos feitos. A manipulação da região pode aumentar a infecção e inflamação, dessa forma ela vai permanecer por mais tempo na pele.

No entanto, utilizar produtos não adequados pode agravar o quadro. “A região pode ficar ainda mais irritada, desencadear alergia, ressecamento e manchas, afinal é um produto desenvolvido para os dentes e não para a pele. A aplicação da pasta de dente também pode entupir os poros, aumentando a inflamação”, explica.

A dermatologista chama a água do mar de panaceia, ou seja, algo como um “remédio” ao qual é atribuído a capacidade de curar tudo. Porém, a acne pode acabar se beneficiando de seu efeito esfoliativo e de limpeza dos poros. “O sal pode, teoricamente, tirar a oleosidade e secar as espinhas”, esclareceu.