Como tirar catarro da garganta?

Perguntado por: vchaves . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 8 votos

8 dicas de como tirar catarro da garganta

  1. Gargarejo com água morna e sal. ...
  2. Aumento da ingestão de líquidos. ...
  3. Inalação de vapor e nebulização. ...
  4. Lavagem nasal. ...
  5. Cuidados com a alimentação. ...
  6. Uso de umidificadores de ambiente. ...
  7. Chás. ...
  8. Medicamentos com ação expectorante.

As principais causas do catarro constante na garganta são: alergia, fumo, álcool, cafeína, alimentos (leite, ovo, trigo), infecção viral ou bacteriana, gravidez e alterações estruturais (desvio de septo, por exemplo), medicamentoso (uso de vasoconstritor nasal).

Importância de colocar o catarro para fora
É essencial expelir a secreção das vias aéreas, mas não há problemas em engoli-las. O acúmulo de secreção pode causar sibilância (chiadeira), falta de ar e até predispor infecções mais graves, como pneumonia”.

Gargarejos com água e sal
Outro método que é bom para expectorar catarro é fazer gargarejos com água morna e sal. Além de aliviar a sensação de dor e a eliminação de microrganismos, o sal pode tornar a secreção mais fina e fluida, fazendo com que ela não fique acumulada por estar espessa demais.

Tosse com catarro transparente normalmente indica uma infecção viral, enquanto o catarro verde ou amarelado pode significar uma causa bacteriana. A presença de catarro com sangue ao tossir indica lesão mais grave nas vias respiratórias, como veremos exemplos a seguir.

Geralmente, o catarro tem um ciclo de sete dias. Segundo a médica Daniella Porfírio Nunes, do Hospital Sugisawa, caso a secreção permaneça por mais que esse período, um antibiótico pode ser receitado pelo médico. "O mais importante é descobrir a causa, para dar um tratamento adequado", diz.

Ambroflux® xarope é um expectorante mucolítico que tem um duplo efeito: favorece a expectoração e alivia a irritação da garganta.

Mucosolvan é indicado para o tratamento das doenças bronco pulmonares (brônquios e pulmões) agudas ecrônicas para facilitar a expectoração (soltar o catarro do peito) quando houver acúmulo de secreção.

Primeiramente, corte as cenouras em rodelas finas e coloque-as em um recipiente. Em seguida, sobre as cenouras, acrescente o açúcar, o limão, o mel e o gengibre. Deixe repousando por pelo menos 2 horas até que a cenoura elimine o suco natural. Por fim, coe a mistura e transfira o xarope para um recipiente de vidro.

De modo geral, sua função consiste em manter as mucosas lubrificadas, limpas e protegidas, evitando lesões, irritações, corpos estranhos e microrganismos que possam atacar o tecido. Quando o sistema respiratório fica doente, com uma gripe ou resfriado por exemplo, temos outro tipo de catarro, por assim dizer.

7 Alimentos com ação expectorante natural

  1. Abacaxi. Muitos desconhecem essa informação, mas o abacaxi é um dos melhores aliados dos asmáticos. ...
  2. Mel. ...
  3. Toranja. ...
  4. Própolis. ...
  5. Gengibre. ...
  6. Alho. ...
  7. Hortelã

O catarro é formado principalmente pelo muco nasal e pelas glândulas mucosas na região dos brônquios.

Xarope de mel com agrião, xarope de verbasco e anis ou xarope de alteia com mel são alguns remédios caseiros que podem ajudar a eliminar a expectoração mais rapidamente, pois possuem propriedades que estimulam a eliminação do catarro.