Como terminar um cordel?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.7 / 5 19 votos

Para encerrar os clichês, Sem da quadra ficar farto, Rime verso um com três, Depois segundo com quarto.

Cada estrofe é formada de seis versos e cada verso deve ter sete Sílabas Poéticas (Heptassílabos). Distribuição de Rimas: X A X A X A – (Os versos 1, 3 e 5 não precisam rimar. Os versos 2, 4 e 6 rimam entre si).

Cordel são folhetos contendo poemas populares, expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome. Os poemas de cordel são escritos em forma de rima e alguns são ilustrados com xilogravuras.

Os folhetos de cordel são expostos em cordas ou barbantes, presos por grampos. Os folhetos de cordel medem cerca de 12 x 16 cm e como são folhas dobradas, têm número de páginas sempre múltiplos de quatro. Sua capa é feita em xilogravura e apresenta ilustrações que remetem ao conteúdo dos poemas.

Rima e Tipos de Rimas

  • Alternada: se formam entre versos pares e os versos ímpares.
  • Oposta: surgem entre o primeiro e o quarto verso e, entre o segundo e o terceiro verso.
  • Emparelhada: ocorrem entre o primeiro e o segundo verso e, entre o terceiro e o quarto verso.
  • Internas: surgem no interior dos versos.

Os versos de cordel são escritos em sextilha, ou seja, têm estrofes de seis linhas cada. As rimas normalmente ocorrem entre as linhas 2, 4 e 6.

Apresente o gênero do cordel em sala de aula aos estudantes e escute-os com atenção; Crie uma sala temática para estimular as relações de pertencimento com o gênero. Você pode fazer isso, de forma simples, com um varal de cordéis; Na primeira aula, convide os alunos a andar pela sala.

7 cordéis famosos que você precisa conhecer

  • #1. A Discussão do Carioca com o Pau-de-Arara, Apolônio Alves dos Santos. ...
  • #2. Cordel, de Patativa do Assaré ...
  • #3. Peleja de Cego Aderaldo com Zé Pretinho do Tucum, Firmino Teixeira do Amaral. ...
  • #4. Cordéis que educam e transformam, de Costa Senna. ...
  • #7.

A poesia de cordel tem algumas especificidades: é feita em sextilhas (estrofes de seis versos) e as rimas acontecem nos segundo, quarto e sexto versos. Cada verso deve ter sete sílabas, às vezes permitindo oito quando a última é átona. Os folhetos têm oito, 16 ou 32 páginas, em média.

A literatura de cordel apresenta narrativas de caráter popular, escritas em verso regular, com linguagem simples e, muitas vezes, coloquial. Por estar ligada ao Nordeste brasileiro, expressões típicas dessa região, bem como outras características regionais, são evidenciadas pelo narrador.

A literatura de cordel é considerada um gênero literário geralmente feito em versos. Ela se afasta dos cânones na medida em que incorpora uma linguagem e temas populares. Além disso, essa manifestação recorre a outros meios de divulgação, e nalguns casos, os próprios autores são os divulgadores de seus poemas.