Como surgiu as commodities no Brasil?

Perguntado por: asanches . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 2 votos

O chamado boom das commodities começou por volta de 2004 e o Brasil soube surfar na onda do aumento de demanda e preços. As exportações para a China, por exemplo, aumentaram mais de 500% entre 2005 e 2011. Foi um período de bom crescimento do PIB brasileiro, mesmo com a crise mundial de 2008.

◦ Exemplos de commodities
As commodities são mercadorias, principalmente, de origem primária, portanto, possuem origem agrícola, pecuária, mineral ou ambiental. São exemplos de commodities a soja, o milho, o café, a carne de boi, o minério de ferro, a madeira, entre outros.

A soja é a principal commodity brasileira. O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores mundiais de commodities, em especial as commodities agrícolas e minerais.

O boom das commodities, ou superciclo das commodities, foi um período de forte alta dos preços de grande quantidade de matérias primas (alimentos, petróleo, metais, energia) que ocorreu no início do século XXI, aproximadamente entre 2000 e 2014.

No período, o Brasil deixou de ser um importador de alimentos para se destacar como um dos maiores produtores e exportadores de diversas commodities agrícolas. Tudo isso garantido pelo aumento de produtividade, uma vez que a área plantada dobrou, saindo de 37 milhões de hectares para 73 milhões de hectares.

Quando a fome atinge, José (e o Egito) então vende os grãos de volta aos países vizinhos durante os sete anos que se seguem e prospera como resultado. De uma só vez, José inventa tanto a troca de grãos quanto a especulação de commodities.

Entre a maioria dos especialistas, há um consenso de que o ciclo começou por volta de 2002 e atingiu seu ápice em 2008. Neste período, o Brasil estreitou relações comerciais com o país e aumentou ainda mais sua participação global como exportador de commodities.

Dito isso, conheça as 7 principais commodities brasileiras:

  • Soja;
  • Café;
  • Petróleo;
  • Alumínio;
  • Suco de Laranja;
  • Minério de Ferro;
  • Boi Gordo (carne).

Com a queda dos preços de várias commodities no mercado internacional, como a soja e o minério de ferro, menos dólares deveriam entrar no Brasil, puxando para cima a cotação da moeda americana em relação ao real.

O território brasileiro é caracterizado por sua dimensão continental e abundância de recursos naturais (terras agriculturáveis, minérios, petróleo etc.), proporcionando ao país um potencial muito grande de produção de produtos primários.

Os quatro principais tipos de commodities mais comercializadas no mundo são: agrícolas, ambientais, minerais e energéticas e financeiras.

A disparada de preços dos produtos exportados pelo Brasil não está beneficiando tanto a economia como no último boom das commodities, do início dos anos 2000 até meados da década passada.

A disparada dos preços das commodities afeta a economia brasileira em várias dimensões, e com efeitos conflitantes. O impacto mais óbvio é piorar as projeções de inflação, o que exige juros mais altos, ao mesmo tempo em que contribui para a valorização do câmbio, o que atenua parte das pressões sobre os preços.

Importância das commodities para o Brasil
De acordo com um levantamento de 2019 da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), as commodities representam 63% do valor das exportações brasileiras. Essas exportações equivalem a 6,7% do produto interno bruto (PIB) brasileiro, segundo a UNCTAD.

Negociadas no mundo todo, as commodities têm preços dependentes das cadeias de produção e consumo globais. São fenômenos complexos, que escapam ao controle dos consumidores, produtores e países.

A tradução da palavra 'commodity' significa mercadoria. Há alguns anos, a palavra era utilizada exatamente neste sentido, para se referir a mercadorias como um todo. Porém, ao longo do tempo, o termo passou a ser utilizado para falar de mercadorias de produtos básicos de matéria-prima.