Como segurar a seringa na intramuscular?

Perguntado por: erosa . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.1 / 5 6 votos

Segurar a seringa, horizontalmente, com os dedos polegar, indicador e médio da mão dominante; 10. Distender a pele com o dedo polegar e o indicador da mão dominante e pinçar o músculo; 11. Introduzir a agulha no músculo com movimento firme e suave, em ângulo de 90º ou menos em relação a pele, com a mão dominante; 12.

O ângulo de aplicação também deve ser realizado para evitar uma aplicação intramuscular da insulina e poderá ser de 90 ou 45 graus. Para definir o ângulo correto, deve-se considerar a faixa etária, o comprimento da agulha e a espessura de tecido subcutâneo no local de aplicação.

A agulha deve ser sempre introduzida em posição perpendicular à pele, ou seja, em um ângulo de 90°. O BISEL da agulha deve ser posicionado de forma LATERAL, minimizando as agressões as fibras musculares minimizando a dor durante o procedimento e as complicações.

Segurar a seringa entre o polegar e o dedo indicador da mão dominante. Administrar lentamente a injeção. Retirar a agulha enquanto aplica a bola de algodão ou gaze gentilmente sobre a região.

Em um movimento rápido, insira a agulha em um ângulo de 90° no músculo do paciente. Isso é chamado de "técnica z-track", que impede que a medicação vaze para o tecido subcutâneo. Pressione lentamente o êmbolo da seringa para baixo com o polegar ou o dedo indicador para injetar a medicação no paciente.

Se o gás presente na seringa for administrado no tecido subcutâneo ou muscular, não há risco para o paciente.

O bisel corresponde à ponta da agulha.

Durante a introdução da agulha o bisel deve estar lateralizado ou no sentido da fibra muscular e perpendicular à pele ou formando um ângulo 90º. Pois quando o bisel estiver vertical ou contrário a fibra muscular aumenta as chances de lesão das fibras musculares.

Você vai visualizar uma gota de sangue escorrer do local da injeção. Não se trata de um erro e é totalmente imprevisível!

Os efeitos da lesão do nervo ciático relacionadas com a injeção são variáveis, desde alterações sensoriais transitórias até paralisia e dormência permanente. As crianças afetadas podem não ser capazes de andar ou engatinhar e uma proporção significativa tem pé caído.

O ângulo para a aplicação da IM contribui para a dor relacionada ao procedimento. As aplicações devem ser realizadas em ângulo de 90º a fim de garantir que a agulha atinja o músculo, reduzindo dessa maneira a dor.

Segurar a ampola entre os dedos indicador e médio da mão, e com a outra pegar a seringa e introduzir cuidadosamente dentro da ampola sem tocar as bordas externas, com o bísel voltado para baixo, em contato com o líquido. 5. Aspirar a dose prescrita.

Músculos indicados para a administração e volume permitido em adultos são: Vasto lateral da coxa: até 4 ml. Região Dorso Glútea – Quadrante Superior Externo: até 5 ml. Região Ventro Glútea: até 4 ml.

Os locais usuais para a aplicação de injeção IM são: o músculo deltóide (região deltóide — D), os músculos da região glútea (região dorso-glútea — DG e região ventro-glútea — VG) e os mús- culos da face lateral da coxa (região da face ântero-lateral da coxa) — FALC).