Como secar espinha?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 14 votos

Aposte em ativos antioleosidade e antiacne. Produtos que contém ativos como Ácido Salicílico, Ácido Mandélico, Niacinamida, entre outros, são conhecidos por ajudar a secar as espinhas rapidamente.

Cuidados para tratar a espinha interna

  1. 1º passo: Aplique gelo, protegido por um pano, na região inflamada durante 5 minutos.
  2. 2º passo: Afaste o gelo da pele e descanse por 10 minutos.
  3. 3º passo: Repita este processo por, pelo menos, 1 hora por dia, até que a espinha desapareça.

De acordo com a dermatologista, não existe um tempo preestabelecido para a espinha sarar - desde o período que ainda é apenas uma vermelhidão até o seu desaparecimento. “Eu acredito em uma média de uma semana, mas tudo pode variar. Se o paciente manipular aquela região, por exemplo, pode estender esse tempo”, pontuou.

"Assim como as internas, as espinhas externas podem ser tratadas com antibióticos orais ou tópicos separadamente, dependendo do grau e extensão do acometimento, e também a isotretinoína.

Melhore o aspecto das espinhas
Coloque um cubo de gelo dentro de uma toalha limpa e pressione pontualmente contra a espinha por 5 a 10 minutos. Pronto! Se tiver alguma parte do rosto com vermelhidão, a dica também é válida para uniformizar o tom da pele.

Nunca esprema ou cutuque cravos e espinhas ou qualquer outra coisa que apareça na pele. Primeiramente, esse hábito não só não melhora o problema, como pode aumentar a chance de infecções e piorar o quadro.

Produtos que contém ativos como Ácido Salicílico, Ácido Mandélico, Niacinamida, entre outros, são conhecidos por ajudar a secar as espinhas rapidamente.

A dermatologista chama a água do mar de panaceia, ou seja, algo como um “remédio” ao qual é atribuído a capacidade de curar tudo. Porém, a acne pode acabar se beneficiando de seu efeito esfoliativo e de limpeza dos poros. “O sal pode, teoricamente, tirar a oleosidade e secar as espinhas”, esclareceu.

Passe um pouco de mel sobre a espinha.
Deixe agir por 15 minutos e enxague com água morna, sem esfregar. Repita o processo quantas vezes forem necessárias. Se preferir, mistura mel com canela ou pó de cúrcuma para formar uma pasta e aplique-a sobre a espinha utilizando um cotonete.

Resolva o inchaço – “Indicamos a aplicação de gelo envolto em um tecido ou bolsas pequenas de gelo, por alguns minutos. O gelo é anti-inflamatório e faz desinchar a espinha rapidamente”, diz. Isso pode ser feito três vezes por uma hora, com 10 minutos de intervalo.