Como acabar com mau hálito?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 15 votos

Como acabar com o mau hálito? Veja 4 dicas práticas

  1. Evite ficar muitas horas sem comer. Ficar muitas horas sem comer pode ser a causa do mau hálito. ...
  2. Beba bastante água ao longo do dia. Manter-se hidratado também é fundamental para evitar o problema. ...
  3. Escove os dentes e use fio dental regularmente. ...
  4. Escove a língua.

Chá de gengibre
O gengibre é um remédio caseiro muito conhecido por tratar o mau hálito, podendo ser consumido in natura. No entanto, o chá da raiz também ajuda a eliminar micro-organismos que causam odor ruim na boca.

Quando o conteúdo do estômago, eventualmente, volta até a boca, seu odor também é ácido , assim como no arroto, muito diferente do cheiro característico do mau hálito, e dura poucos segundos, ao contrário ao odor da halitose, que pode persistir por períodos muito mais prolongados ou, até mesmo, ser constante.

Uma forma de saber se você tem mau hálito é cobrir sua boca e nariz com a mão, exalar e sentir o hálito. Uma outra forma é perguntar a alguém em quem você confia como está o seu hálito. Halímetros já existentes no mercado oferecem um diagnóstico mais preciso.

Outro fator que ajuda muito é mascar alimentos fibrosos e crus como a cenoura ou a maçã. "Eles, teoricamente, exercem uma ação de autolimpeza na língua, pois a placa bacteriana que se forma na sua parte posterior, chamada saburra lingual, é a principal causa do mau hálito", explica o dentista.

Alguns alimentos: Restos de comida que ficam na boca após uma refeição podem causar mau hálito, devido à proliferação de bactérias. Alguns alimentos, como alho, cebola e algumas especiarias, afetam ainda mais o seu hálito. Tabagismo: Fumar cigarros e charutos, ou o uso de outros produtos de tabaco deixa um odor forte.

Gargarejos com água morna e sal ajudam a melhorar a infecção e acabar com o pus. No caso de sinusite, respirar o vapor da água morna com eucalipto é uma ótima dica para ajudar a expulsar as secreções nasais.

otorrinolaringologista

Halitose: otorrinolaringologista explica as principais causas do mau hálito e como combatê-lo.

O mau hálito matinal, considerado natural, não tem muito tratamento. O que o paciente pode fazer, antes de dormir, é realizar uma boa higiene bucal: escovar os dentes, passar o fio dental e o limpador de língua, removendo quaisquer bactérias presentes por lá.

Halitose por alterações hepáticas; Halitose por alterações renais; Halitose por alterações estomacais; Halitose por diabetes e síndrome de referência olfativa (halitose imaginária).

No entanto, se ao utilizar o fio dental é possível notar um odor mais forte em uma região específica, é importante ficar atento. Nesse caso, o sintoma pode ser sinônimo de acúmulo excessivo de tártaro e placa bacteriana, o que pode resultar em quadros mais incômodos, como cárie e mau hálito.

Os 5 principais alimentos que causam mau hálito

  1. Nº 1: Alho. Apesar de não ser uma surpresa o alho na lista, o que pode surpreender é como ele pode deixar sua marca sulfurosa não apenas em sua língua. ...
  2. Nº 2: Cebola. ...
  3. Nº 3: Laticínios. ...
  4. Nº 4: Atum enlatado. ...
  5. Nº 5: Rábano.

Para fazer o uso dessa mistura, coloque uma colher de sopa de bicarbonato e uma colher de sopa de vinagre em um copo de água. Misture o líquido e lave a boca com ele. Depois de alguns segundos fazendo gargarejo, cuspa a substância.

“A língua possui diversas papilas gustativas entre as quais se formam criptas, ou seja, saquinhos que retêm resíduos de alimentos, células epiteliais descamadas e placas bacterianas que começam a fermentar e a liberar odor de enxofre. Essa é, sem dúvida, a principal causa do mau hálito”, revela o dentista.

Use o Limão
Não apenas a ingestão do limão pode ser efetiva no combate ao mau hálito, mas seu uso para umedecer a boca pode ser uma ótima solução. Afinal, uma das causas da halitose é a desidratação. Portanto, usar algumas gotas de limão na língua aumentará a salivação da boca e evitará o mau hálito.

Um desses exames diagnósticos é denominado Cromatografia Gasosa do Hálito, leva poucos minutos e tem resultado bastante confiável. O teste é realizado com uso de um aparelho que, a partir de um simples bafejar, constata a presença dos gases responsáveis pelo odor caracterizado como Halitose.