Como se forma a personalidade de uma pessoa?

Perguntado por: abarros4 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 5 votos

A personalidade se desenvolve de acordo com os padrões de pensamento, sentimentos e comportamentos que a pessoa tem durante a vida. Quanto mais esses padrões são alimentados, mais a personalidade se estabelece! Toda personalidade é única e individual, isso não é nenhum segredo.

A personalidade é formada na primeira infância, até os 2, 7 ou 14 anos, dependendo da linha de pesquisa. De acordo com Holland, ela é fruto da genética, das experiências nessa fase da vida e a influência das figuras parentais. Em síntese, o importante é que na vida adulta a personalidade está formada.

Além da hereditariedade, as questões ambientais também exercem influência na formação e definição das nossas características. São duas forças atuando na formação da personalidade das pessoas. Nenhuma é predominante e ambas atuam em conjunto para que os traços de comportamento se manifestem”, conta Anjos.

A formação da personalidade é desenvolvida desde a infância até a morte, afirma o Dr. Bruno Lamoglia. A personalidade é o que define cada ser humano, sendo ela a junção de características físicas, psicológicas, sociais e morais.

O conceito de desenvolvimento da personalidade, para Freud, ocorre em sete fases: oral, anal, fálica, latência, adolescência, maturidade e velhice.

O caráter é formado por traços morais de um indivíduo que determinam a forma contante de uma pessoa agir e reagir. Já a personalidade é um conjunto de características psicológicas que ditam como uma pessoa pensa, sente e age.

Embora existam uma infinidade, pesquisadores acreditam que existam cinco traços de personalidade essenciais. Entre eles estão extroversão, agradabilidade, abertura, conscienciosidade e neuroticismo.

A personalidade é formada a partir das vivências da criança. A personalidade é uma característica do ser humano que organiza os sistemas físicos, fisiológicos, psíquicos e morais de forma que, interligados, determinam a individualidade de cada ser.

Contudo, embora seja comum que as pessoas pensem que essa característica seja imutável, segundo especialistas na área, ela não apenas pode mudar conforme as vivências de cada um, como também é possível conscientemente moldá-la.

Para sintetizar, a personalidade é determinada por muitos fatores que interagem, incluindo forças genéticas, culturais, de classe social, de família além da forma do sujeito assimilar e dar sentido às experiências vividas e às relações interpessoais por ele estabelecidas.

Essa classificação é baseada na teoria dos quatro temperamentos, que remonta à Grécia Antiga e foi desenvolvida por Hipócrates, considerado o pai da medicina. Segundo essa teoria, os temperamentos são divididos em quatro categorias principais: colérico, sanguíneo, melancólico e fleumático.

Já a personalidade forte pode ser definida por um temperamento marcante. Em geral, são pessoas que não passam despercebidas no convívio com outros. Defendem suas opiniões com firmeza e sabem se impor mesmo quando estão sob pressão. Normalmente, são pessoas independentes, objetivas e determinadas.