Como se faz uma resenha de um filme?

Perguntado por: ocruz2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 7 votos

Aprenda a fazer uma boa resenha de filme seguindo os seguintes passos:

  1. Assista ao filme. ...
  2. Leia sobre o tema abordado. ...
  3. Escolha o tipo de resenha. ...
  4. Redija o seu texto. ...
  5. Verifique se o seu texto tem as características essenciais de uma resenha.

Estes são os 4 passos para fazer uma boa resenha de filme:
Especifique se a resenha é crítica ou não. Conheça muito bem a obra que será resenhada. Apresente (descreva) a obra e os detalhes que serão criticados. Use outras fontes de informação para se embasar.

Como fazer uma resenha em 7 passos: o guia definitivo para elaborar uma resenha perfeita

  1. Identifique e apresente a obra analisada.
  2. Faça um panorama inicial.
  3. Descreva a estrutura da obra.
  4. Discorra sobre conteúdo.
  5. Faça sua análise crítica.
  6. Identifique o público-alvo e faça recomendações.
  7. Discorra um pouco sobre o autor.

A resenha é caracterizada por transmitir a opinião de uma pessoa sobre determinado conteúdo, que pode ser um livro, filme ou texto. O autor traz um breve resumo do material antes de analisar os pontos considerados principais e, para finalizar a resenha, o consumo do conteúdo é recomendado ou não.

Dessa forma, verifique o passo a passo para saber como fazer uma boa resenha crítica.

  1. Informe os elementos da obra. ...
  2. Faça uma síntese do assunto. ...
  3. Discorre sobre o desenvolvimento. ...
  4. Aborde o conteúdo. ...
  5. Faça a crítica. ...
  6. Analise o público-alvo. ...
  7. Apresente o autor original da obra.

Se a resenha é de um livro, deve ter cerca de 6 a 8 parágrafos e de 60 a 90 linhas (de duas a três laudas, no máximo), ou cerca de 1.200 palavras. Deve haver um equilíbrio entre informar, analisar e opinar, em espaço relativamente curto.

Ela costuma ter de 3 a 4 páginas digitadas — 130 a 160 linhas — e pode ser estruturada em 2 partes (resumo e depois opinião), ou então ser escrita de maneira a combinar esses dois elementos. Outro ponto importante é que a resenha não é um texto acadêmico tão formal a ponto de precisar de citações ou referências.

Vocês podem iniciar a frase, empregando a metonímia, substituindo, por exemplo, o “Freitas afirma” por “A obra afirma…”. Um procedimento que auxilia bastante a descrição sobre os ditos e feitos do autor na obra é a empatia. Imaginem-se autores em produção.

Na introdução,. deve-se deixar claro as informações bibliográficas do texto e contextualizar o assunto sobre o qual se fala. No desenvolvimento, deve-se apontar as ideias e argumentos principais da obra. Por fim, na conclusão, você deve dar sua opinião de forma mais direta.

resenha é um texto de análise, crítica, comparações e opinião; resumo é um texto descritivo e imparcial, ou seja, não faz julgamentos ou avaliações e não vai além do que foi apresentado na obra.

Resenha: gênero textual que mescla o resumo, conforme definição acima, com trechos descritivos ou analíticos. Nesse sentido, a resenha acrescenta informações novas ao texto originalmente resenhado. Por isso, é possível dizer que, em toda resenha, existe um resumo.