Como se faz uma drenagem de um furúnculo?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 19 votos

A drenagem de abscesso é feita por meio de um corte no forro fornecendo uma rota de fuga para o pus, quer através de um tubo de drenagem, ou deixando a cavidade aberta para a pele. A área em redor do abscesso será anestesiada antes de se fazer a drenagem.

Muitas vezes, porém, o furúnculo não se rompe espontaneamente, e ajuda médica é necessária para drenar o abscesso. Abscessos muito volumosos e profundos podem deixar cicatrizes. Algumas lesões podem também formar pequenos buracos na pele após serem drenadas.

Para abscessos pequenos e/ou superficiais, tratar inicialmente com compressas quentes e antibióticos orais e reavaliar a necessidade de drenagem após 24 a 48 horas.

Tratamento. Nunca se deve espremer um furúnculo. Na maioria dos casos, ele se rompe espontaneamente e não há necessidade de drenagem cirúrgica. A aplicação de calor úmido no local acelera o processo de drenagem espontânea.

Compressas quentes e medicamentos específicos ajudam o organismo a absorver ou mesmo a drenar o conteúdo de dentro do abscesso. Quanto aos medicamentos, o uso de antibióticos pode ser necessário, para combater os agentes infecciosos.

Se o pus não for drenado, a área ficará mais inchada e dolorida. Isso é conhecido como abscesso. O abscesso pode se formar rapidamente e, algumas vezes, ele se forma apenas um ou dois dias após a infecção começar.

Caso não seja tratado de forma adequada, um abscesso pode causar, em um primeiro estágio, a perda do dente infectado, e trazer complicações para a saúde do paciente, uma vez que, se entrarem em contato com a corrente sanguínea, as bactérias acumuladas na região podem se espalhar pelo corpo, gerando doenças muito mais ...

Compressas quentes ajudam a acelerar a drenagem e a cura. Em casos mais graves, há necessidade de cortar e drenar o furúnculo cirurgicamente, em uma unidade de saúde. Prevenção: – manter as mãos sempre limpas e cuidadosamente lavadas, bem como unhas cortadas e também limpas.

O que é bom para curar furúnculo?

  1. Consultar um dermatologista.
  2. Fazer compressas.
  3. Usar pomadas anti-inflamatórias.
  4. Fazer drenagem.
  5. Tomar antibiótico (após prescrição médica)

Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrizaram.

Compressas quentes ajudam a drenar a região para tirar o pus e acelerar a cura. Durante o processo é preciso cuidar da higiene pessoal, sempre lavando as mãos com água e sabão (de preferência neutro ou antisséptico), mantendo as unhas curtas e não compartilhando roupas, lenços, lençóis ou toalhas.