Como se faz um poema com rimas?

Perguntado por: ovasconcelos . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 11 votos

Como criar um poema rimado?

  1. Escolha um tema para o seu poema. ...
  2. Escreva algumas palavras relacionadas ao tema que você escolheu. ...
  3. Escolha um esquema de rimas para o seu poema. ...
  4. Comece a escrever os versos do seu poema, usando as palavras que você escolheu e seguindo o esquema de rimas que você definiu.

A Rima é um recurso estilístico muito utilizado nos textos poéticos, sobretudo na poesia, a qual proporciona sonoridade, ritmo e musicalidade. Ela ocorre nos versos, ou seja, nas linhas dos poemas, e designa a repetição de sons idênticos ou semelhantes no final dos vocábulos ou das sílabas poéticas.

O ideal é que você consiga rimar com palavras inesperadas e de terminação igual, que façam sentido na frase. Use dicionários de rima: os dicionários de rima podem ser bastante úteis e nos mostrar diversas palavras inesperadas e até mesmo desconhecidas que rimam com o termo que queremos utilizar no poema.

Rima rica. Quando a rima é construída com vocábulos de diferentes classes gramaticais, é considerada uma rima rica. Veja um exemplo com o poema “Ao Longe, ao Luar” de Fernando Pessoa.

Quantas linhas tem que ter um poema? Os poemas possuem tamanhos diferentes, uma linha num poema é chamado de estrofe e cada verso é um acumulado de estrofes. No geral, quando observamos um poema ele possui quatro linhas e um padrão de três a quatro versos.

Palavras que rimam são palavras que apresentam uma repetição de sons iguais ou parecidos. Essa repetição sonora ocorre na terminação das palavras e pode ser perfeita, correspondendo na totalidade, ou imperfeita, correspondendo apenas em sons vocálicos ou em sons consonantais.

Na poesia, as rimas se caracterizam pela repetição de sons no final de dois ou mais versos, conferindo musicalidade ao poema. As rimas podem ser classificadas quanto à fonética, quanto ao valor, quanto à acentuação e quanto à posição no verso e na estrofe.

Características do poema
O poema geralmente se apresenta em forma de versos e estrofes. O verso é cada uma das linhas de um poema. Já a estrofe é um conjunto de versos. Muitos poemas têm rima e métrica.

A rima é uma coincidência de sons e não de letras. Assim, pode haver diferentes tipos de rimas que realizam de formas diversas a combinação entre os sons dos versos. Veja, agora, dois tipos dessas rimas: a) Rimas perfeitas – são aquelas que possuem uma identidade absoluta entre os sons.

Como são cheirosas as primeiras rosas! Se olharmos para as palavras “cheirosas” e “rosas”, veremos que, a partir da sílaba tônica, ambas têm a mesma sonoridade. Portanto, rimam. Mas há rimas internas que se dão entre versos diferentes.

Faça a última palavra de um verso rimar com a última palavra do próximo verso. O tipo mais comum de rima em um poema é quando a última palavra ou sílaba de um verso rima com a última palavra ou sílaba de outro verso. Isso também é conhecido como rima externa.

Poema é um texto literário escrito em versos, que são distribuídos em estrofes. Esses versos podem ser regulares, brancos ou livres. Se for composto por versos regulares, esse texto poderá apresentar diversos tipos de rimas. Também pode ser narrativo, dramático ou lírico.

A estrutura de um poema é composta por versos e estrofes, sendo a rima opcional. O verso está representado em cada linha separada de um poema.

Quando os versos de um poema agrupam-se em dois ou mais, de forma rítmica, temos a formação de uma estrofe. Em (1), por exemplo, há o agrupamento de dois versos por estrofe. Já em (2), podemos perceber que as duas primeiras estrofes são compostas por quatro versos, e as duas últimas são compostas por três versos.