Como trabalhar poemas e poesias na educação infantil?

Perguntado por: emagalhaes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 2 votos

Como fazer: Levei as crianças para a sala de leitura e mostrei a elas alguns livros de grandes nomes da poesia. Os alunos folhearam o material e, com ele, puderam imaginar as mais diversas situações de leitura. De forma lúdica, com uma pitada de brincadeira, recitei algumas poesias.

Como apresentar poemas para crianças? Veja dicas!

  1. Use letras de músicas. ...
  2. Faça um desafio de rimas. ...
  3. Incentive a escrita criativa. ...
  4. Interprete o sentido de poemas. ...
  5. Leia poesia com as crianças. ...
  6. Brinque de reescrever finais de poemas.

A poesia é o texto escrito ou falado, que apresenta ritmos e rimas. É um tipo de texto que atrai muito as crianças, pois os criados para as mesmas apresentam um caráter lúdico que ajudam na elaboração e orientação didática da sala de aula.

Campos de Experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação; corpo, gestos e movimentos.

Os alunos também deverão desenvolver a capacidade de escrever poesia, bem como desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos poéticos. O professor também deverá estimular o desenvolvimento da criatividade e da imaginação dos alunos, bem como a capacidade de expressão e de compreensão de textos poéticos.

Como fazer: Levei as crianças para a sala de leitura e mostrei a elas alguns livros de grandes nomes da poesia. Os alunos folhearam o material e, com ele, puderam imaginar as mais diversas situações de leitura. De forma lúdica, com uma pitada de brincadeira, recitei algumas poesias.

Como trabalhar a poesia na escola
Ler em voz baixa e alta, reparando na sonoridade, nas imagens, se detendo em um verso, uma palavra, tentando criar imagens, percebendo as metáforas e os silêncios. Olhar para um poema como quem olha para um quadro, deixando-se tocar por uma palavra, por uma sensação ou lembrança.

A poesia para as crianças vem de encontro ao desenvolvimento da imaginação, da expressão e da sensibilidade, assim como, o desenvolvimento da prática reflexiva que leva à criança a novas percepções, aguça a sensibilidade, a cognição e a imaginação.

Diante da fala do aluno C, a BNCC (2017) no Campo de Experiências “escuta, fala, pensamento e imaginação”, os poemas possibilitam aos alunos “Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos”.

Poema é um texto literário composto de versos, estrofes e, por vezes, rima. Já a poesia é uma manifestação artística que pode ou não estar baseada em palavras como o poema. Assim, a poesia é um conceito mais amplo que pode envolver pinturas, esculturas, literatura, etc.

A habilidade EF35LP27 consiste em: Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros.