Como se fala mãe na Bahia?

Perguntado por: nfreitas . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 6 votos

Dialeto baiano

Dialeto baianoSignificado
MainhaMãe
PainhoPai
AondeAdvérbio de negação, também pode ser utilizado no lugar de onde
Pão de SalPão francês

Conheça-as. a Bahia não se usa dizer papai ou mamãe, diz-se “meu pai”, “minha mãe” e, o que é mais especial, diz-se “mãinha” em vez de “mãezinha” e “painho” em vez de paizinho.

Forma carinhosa de bainos e nordestinos e a maioria dos nordestinos chamarem sua mãe.

O 'pai' ou 'papá' é como se fosse 'cara', 'meo'. Por exemplo: 'Vem cá, pai!

Baba – (masc.) Racha, pelada, jogo amador de futebol. Badogue – Estilingue.

Na Bahia quando querem te chamar de um jeito carinhoso, o jeito é chamar de “binho” ou “binha”. Outras expressões que podem ser usadas para saudação são: Colé, meu bródi!

Mãinha é um regionalismo usado maioritariamente na região nordeste, em linguagem popular. Embora apenas se encontre dicionarizada em poucos dicionários, mãinha indica uma forma diminutiva e carinhosa da palavra mãe.

O termo mainha é característico do nordeste Brasileiro. Mainha ou Painho - maneira carinhosa de se relacionar com o pai ou mãe. E se tratando de Bahia, em específico, modo carinhoso dito por marido e mulher.

'Oxe, menino! Não tá vendo que você está errado?" A origem da expressão, segundo a etnolinguista Yeda Pessoa, é do português trazido pelos colonizadores. "Oxente vem de 'Ô gente', é bem antigo, é uma expressão do português arcaico.

Como dizer oi na Bahia? Já opaió é uma abreviação de olhe para aí, olhe, a palavra olhe é comumente abreviada para ó ou oi (pronunciada em ditongo aberto) e para é comumente abreviado para pá, juntando ó, pá, aí e ó, a palavra opaió surgiu.