Porque trabalhar cordel na escola?

Perguntado por: rneves . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 5 votos

Personagens, fatos e valores esquecidos com o passar do tempo, podem ser facilmente recuperados com o auxílio do cordel. Temas que poderiam passar despercebidos pela ausência de estudo e estímulo, podem vir a ser valorizados e recitados em voz alta pelos jovens.

O USO DO CORDEL
A poesia trabalhada com o objetivo de aprimorar a oralidade é bastante propícia, pois ela é intrínseca à oralidade, desde suas origens. Essa percepção histórica da origem oral do texto poético é fundamental para entendermos seu conteúdo de maneira mais primitiva.

3 IMPORTÂNCIA DA LITERATURA DE CORDEL
A Literatura de Cordel mostra-se como sendo uma fonte de informação relevante em diversos aspectos, entre eles a cultura de um local, um determinado período de tempo, como também expressa as próprias histórias criadas pelos atores cordelistas.

Nessa perspectiva, a literatura de cordel apresenta a possibilidade de promover um intercâmbio entre os caminhos da oralidade através de recitais de poesias, de histórias contadas, cantados e encenados e pelas crianças.

Habilidades Essenciais: (EF35LP23-A) Ler poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seus efeitos de sentido.

O cordel na BNCC e sua ausência nos anos finais do Ensino Fundamental. Tratando do cordel como gênero do discurso literário, é necessário fazer uma ação pedagógica que considere os movimentos dialógicos junto a um contexto concreto; do contrário, o texto perde sua relevância.

Sua grande importância se dá pela identidade do povo, já que o folclore que envolve essa literatura trata os costumes locais de forma a fortalecer a identidade do povo. Leandro Gomes de Barros, primeiro brasileiro a produzir cordéis, ficou conhecido através da obra de Ariano Suassuna, O Auto da Compadecida.

Os poemas de literatura de cordel são marcados por fortes elementos da cultura brasileira, com temas que incluem fatos do cotidiano, episódios históricos, lendas, temas religiosos, entre outros. A sua escrita conta com linguagem coloquial, uso de humor, ironia e sarcasmo.

A literatura de cordel faz parte da vida social dos brasileiros. Ao longo do tempo, por meio das trocas e empréstimos culturais com a música, o cinema, o teatro, as novelas e as redes sociais, se atualizou e se transformou, sem perder a identidade, a originalidade e sua estética própria, particular.

A literatura de cordel veio junto com os portugueses, adentrando o Brasil pelo Nordeste e propagando essa cultura pela região nordestina do país, que, posteriormente, tornou-se referência em cordel. Por abordar histórias e situações características da região, o cordel fortaleceu o folclore e o imaginário regional.

Confira algumas dicas a seguir!

  1. Selecione uma história da literatura de cordel infantil. O primeiro passo é selecionar uma história que seja interessante para as crianças. ...
  2. Estimule a interação. ...
  3. Leia em voz alta. ...
  4. Incentive as brincadeiras.

A literatura Infantil pode colaborar com o processo de apropriação da linguagem escrita, agregando conhecimento e produzindo conceitos significativos no desenvolvimento de ensino e aprendizado. Respeitando as especificidades da criança e suas capacidades de compreensão do saber.