Como se conjuga o verbo to be no futuro?

Perguntado por: ocaldeira . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.4 / 5 16 votos

Assim como no simple present, a contração do verbo to be também acontece no simple future: I will be – I'll be. You will be – You'll be. He will be – He'll be.

O tempo do futuro na língua inglesa tem duas formas: o futuro com o verbo auxiliar "will" e com a expressão "to be going to". Este tempo verbal será formado pela colocação do verbo auxiliar "will" antes do verbo principal em sua forma natural. Ex.: It will be good to see my friends after all these years.

O verb to be é irregular, isto é, ele possui três formas no presente simples: am, is, are; duas formas no passado simples: was, were; uma forma no futuro simples: will be; uma forma no particípio presente: being; e uma forma no particípio passado: been.

Veremos aqui o will combinado com o verbo to be, que é mais utilizado em situações informais; e usado quando decidimos, no momento em que se fala, algo que faremos no futuro e que não é tão certo de acontecer. Utilizamos a forma abreviada em situações informais, quando nos comunicamos com pessoas mais próximas.

No Simple Present (presente simples), as flexões do verbo to be são am, is e are.

O going to é utilizado principalmente para ações que temos uma certeza maior que iremos realizar, como algum plano já definido e fixo, por exemplo. Veja alguns exemplos: I am going to have a date tomorrow. I'm looking forward for it.

Going to no Simple Future
Comparando com o português, as expressões equivalentes a ele são 'vou realizar', 'vou fazer'. A frase afirmativa desta estrutura verbal é formada pelo sujeito + verbo to be + going to, seguido do infinitivo do verbo principal sem 'TO'.

Ação no passado (pretérito): ocorreu antes do momento da fala. Ação no presente: ocorre no momento da fala. Ação no futuro: ocorrerá depois do momento da fala.

O verbo estar no passado é conjugado da seguinte maneira: Como você pode ver, se você conjugar o verbo com os pronomes I, he, she e it, devemos usar was. Mas se você conjuga com you, we e they, devemos usar were.

Os tempos verbais do modo indicativo são: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito.

Expressar decisões feitas no ato de fala; Fazer promessas; Expressar o futuro como um fato; Expressar ordens formais.

A forma afirmativa desta estrutura verbal é formada por going to seguido do infinitivo do verbo principal sem 'TO'. O verbo to be serve como auxiliar e se posiciona após o sujeito: We are going to spend our vacation in Paris. (Vamos passar nossas férias em Paris.)

O que é o verbo To Be
Não há uma regra específica de quando ele significa ser ou de quando ele significa estar, você precisa entender o contexto da frase. Por exemplo: Se eu digo para alguém “You are beautiful”, eu posso estar dizendo que a pessoa é ou está bonita.

Os verbos flexionam de acordo com o número, a pessoa, o modo, o tempo e a voz. Em relação ao número, podemos ter o sujeito no singular ou no plural. O sujeito também pode ser de 1ª, 2ª ou 3ª pessoa, sendo a 1ª a que fala, a 2ª com quem se fala e a 3ª outra que não se enquadra nas duas categorias anteriores.

Vou te mostrar algumas formas de ensinar o verbo To Be de uma forma descontraída.

  1. Comece pela autoapresentação.
  2. Construa associações com a realidade dos alunos.
  3. Construindo os primeiros diálogos.
  4. Traga ao debate as variações entre afirmações, negações e interrogações.
  5. Apresente as formas contractas.