Quando se usa o did?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.2 / 5 2 votos

Did é geralmente usada em inglês para indicar que a sentença ou está na forma interrogativa (é uma pergunta) ou é uma sentença negativa (tem um “não” nela). Na negativa esse “não” pode ser escrito ou como did not ou como didn't (a forma abreviada de did not).

Veja os exemplos,

  • She did the laundry. » Ela lavou a roupa.
  • I did the laundry. » Eu lavei a roupa.
  • We did the homework. » Nós fizemos a tarefa de casa. | A gente fez a tarefa de casa.
  • They did the homework. » Eles fizeram a tarefa de casa.

Expressa ações passadas, ou seja, refere-se a fatos que começaram no passado e terminaram no passado. Nesse caso, as ações já foram concluídas. O verbo auxiliar did é usado somente nas formas negativa e interrogativa do Simple Past.

O did como verbo auxiliar
Como falamos anteriormente o did é o passado simples do verbo “to do”, então quando você vai expressar sentenças no passado, você não vai usar o do, mas sim o did. Como verbo auxiliar ele é geralmente usado para sentenças interrogativas e negativas.

No “simple present” usa-se os verbos “do e does” para falar do agora, do presente. Mas para se referir ao passado (simple past), usa-se o “did”. A regra da primeira e terceira pessoa não será aplicada aqui, portanto o “did” será usado em todos pronomes pessoais (I, You, We, They, He, She e It).

Como você pode perceber, todos os exemplos estão na interrogativa. Mas isso não quer dizer que o did não possa ser usado na afirmativa. A diferença é que, ao usar do ou did para afirmar algo, você dará mais ênfase à ideia. Confira os exemplos e a forma como essas frases seriam interpretadas.

É um verbo irregular, ou seja, no passado ele vira “did”, igual à partícula auxiliar. Então, diríamos: “I did my homework.” (Eu fiz minha lição de casa.).

Assim, o simple past é caracterizado pelo past participle, no caso dos verbos regulares. Esse tempo verbal possui três formas: afirmativa, negativa e interrogativa.

Os verbos regulares são aqueles que seguem um padrão na conjugação. Nesse caso, recebem o sufixo “ed” ou “d” em seus modos simple past ou past participle, como em work e worked, ou “ied” nos casos de alguns verbos terminados em y, como study e studied. Já os verbos irregulares não seguem esse padrão.

don't e doesn't só são usados no simple present. use don't para os pronomes I, you, we e they. use doesn't para os pronomes he, she e it. don't e doesn't podem formar perguntas negativas desde que todos os pontos acima sejam obedecidos.

Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"

A forma negativa do verbo “to do” se faz de duas formas: uma é usando “do not” (abreviado como “don't”), e a outra é com “does not” (abreviado como “doesn't”). O uso de uma ou outra dependerá do sujeito da oração. A forma negativa do verbo “to do” no passado é “did not”, ou abreviado: “didn´t”.

Os "auxiliary verbs" ou verbos auxiliares em inglês sempre acompanham os verbos principais de cada frase, conjugando-os sem alterá-los, principalmente para indicar em que tempo a fala acontece: no passado, no presente ou no futuro. Eles são quatro: "be", "have", "will" e "do".

DID ► Auxiliar para fazer perguntas no SIMPLE PAST. Ex.: Did you buy the tickets? (Você comprou os ingressos?) HAVE ► Auxiliar para perguntas no PRESENT PERFECT.