Como se classificam o relevo?

Perguntado por: areis . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.9 / 5 8 votos

Tradicionalmente, as classificações do relevo brasileiro consideram como formas geomorfológicas presentes no país: planaltos, planícies e depressões.

Tipos de relevo
A partir da análise do modelado terrestre, é possível fazer a identificação de quatro formas principais. São elas: montanhas, planaltos, planícies e depressões.

Segundo ele, o país reúne 28 unidades de relevo, classificado de acordo com suas três formas principais: planalto, planície e depressão.

A primeira classificação do relevo brasileiro foi proposta por Aroldo de Azevedo, em 1949, e tinha por critério a altitude, isto é, o nível altimétrico das estruturas. O relevo foi dividido em planalto e planície. A segunda classificação foi de Aziz Ab'Saber, proposta em 1962.

O relevo é o formato da superfície terrestre, ou seja, as variações sobre a camada mais superficial do planeta: a Crosta. Para entender o que é relevo, saiba que ele pode ser classificado com base em suas características, dividindo-o em quatro diferentes formas: montanhas, planaltos, planícies e depressões.

Planalto: Locais com uma altitudes maiores do que 300 Metros, são geralmente locais com topos retos. Planície: Locais que possuem mais ou menos áreas no nível do mar, são áreas sem muitos morros. Depressão: Locais que são geralmente mais baixos do que os locais a sua volta, como as crateras.

O conjunto das diferentes formas de paisagem natural da superfície terrestre chama-se relevo. As principais formas de relevo são: planície, planalto, montanha, monte, morro, serra, vale e ilha.

O relevo brasileiro é constituído, principalmente, por planaltos, planícies e depressões. Os planaltos são terrenos mais antigos relativamente planos, situados em altitudes mais elevadas.

Diferença entre Planalto e Planície
Os planaltos são superfícies planas localizadas no cume de montes ou montanhas, com mais de 300 metros de altura em relação ao nível do mar. As planícies, por sua vez, são superfícies totalmente planas, que estão localizadas no mesmo nível do mar, sem grande variação de altitude.

Entre os agentes formadores de relevo externo, podemos citar o vento, as chuvas, a neve, a mudança de temperatura, os próprios seres vivos, entre outros. Já entre os agentes internos pode-se citar os terremotos, vulcões ativos e abalos sísmicos.

As principais formas que o relevo se apresenta são: planaltos, planícies, depressões e montanhas.