Como se chama um filme dentro de outro filme?

Perguntado por: ipeixoto5 . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.4 / 5 13 votos

A metalinguagem pode aparecer de diversas formas no Cinema, e é um assunto que dá muito pano pra manga!

Sabe quando você está assistindo um filme e de repente você nota uma referência a alguma outra obra? Então, isso é o que chamamos de intertextualidade. Ela pode acontecer em diversos tipos de conteúdo, como livros, histórias em quadrinhos, filmes, músicas e muito mais.

Chamamos de TOMADA (em inglês, “TAKE”) tudo que é registrado pela câmera desde o momento em que ela é ligada (REC) até o momento em que ela é desligada (PAUSE ou STOP).

Série de filmes é um conjunto de filmes relacionados sucessivamente que partilham de um mundo diegético comum.

Meu colega de universidade, o professor e cineasta João Guilherme Barone, defende a ideia de que há três elementos fundamentais na elaboração de um filme: o roteiro, a produção e a direção.

Primeiro vamos separar as palavras: plot significa enredo. Um filme ou episódio de série é composto de um plot principal e vários outros acessórios, que são ações dentro da história que criam a narrativa. Isolando twist, temos um substantivo para reviravolta e um verbo para revirar ou girar.

Easter eggs são todas aquelas informações escondidas que podemos encontrar em sites, jogos, filmes, vídeos, séries, e muito mais.

Tomada/Take: tudo que é registrado pela câmera (do play ao stop). Plano: pedaço sem interrupção no filme, o que não é cortado na filmagem. Cena: sequência de planos em uma mesma locação e em um mesmo tempo (sem elipse). Quando muda a locação, muda-se a cena.

Uma adaptação possível é colocar o número do cartão de memória gravado. Por exemplo: 1CAM. Cena (scene): nesse campo, coloque o número da cena que consta no roteiro. Take (tomada): aqui, você preenche toda vez que repetir a tomada.

Na claquete são adicionadas informações relevantes como título da produção, nome do diretor, nome do operador de câmera, data e horário de gravação, número da cena, número da tomada etc. Depois de devidamente preenchida, a claquete deve ser posicionada frente à câmera e suas informações devem ser lidas em voz alta.

Crossover é um termo utilizado para descrever o encontro ou a colaboração entre personagens, histórias ou universos de diferentes obras de ficção, como filmes, séries, quadrinhos ou jogos.

O mais fácil da lista, "sequel" nada mais é do a sequência de um filme de sucesso. É nessas horas que Hollywood costuma dar início a grandes franquias, como é o caso de Velozes e Furiosos e Atividade Paranormal.

No contexto da linguagem, o tempo cronológico é o modo de expressão naturalmente utilizado no dia a dia, pois descreve eventos de forma linear e sucessiva, conforme aconteceram. Exemplos: Hoje eu acordei, tomei banho e depois fui trabalhar. Tomas desceu as escadas e correu até a escola.

Na linguagem audiovisual, diz respeito ao processo de dividir as cenas de um roteiro em planos, como parte do planejamento da filmagem. Basicamente, o diretor precisa “traduzir” o que está escrito no roteiro em imagens, descrevendo em planos como as cenas serão gravadas.

O plano é um trecho do filme que é gravado sem interrupção da câmera, ou seja, escolhemos um quadro e filmamos até que haja um corte. A união de vários planos é o que compõe a cena e eles podem ser caracterizados devido a distância da câmera do objeto em questão.