Como se brinca de Mar Vermelho?

Perguntado por: esales . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.3 / 5 4 votos

"MAR VERMELHO" na qual a criança que tiver a cor. mencionada pelo pegador poderá passar sem ser pega, já os demais deverão fugir!

"Rio Vermelho" - uma das crianças do grupo fica à frente das outras que estão encostadas numa parede/portão/muro. Estas falam em voz alta: "Queremos atravessar o Rio Vermelho!". Aquela que está à frente responde: "Só com uma condição!".

ADAPTAÇÃO DE UMA BRINCADEIRA POPULAR DE MOÇAMBIQUE: UMA LONGA RETA É RISCADA NO CHÃO. UM LADO É A “TERRA” E O OUTRO “MAR”. NO INÍCIO TODAS AS CRIANÇAS PODEM FICAR NO LADO DA TERRA. AO OUVIREM: MAR!

Uma garrafa PET é colocada no meio da roda. Um dos participantes tem que chutar a garrafa para longe. Outra pessoa corre até a garrafa e a traz, de costas, para o lugar de onde ela foi lançada. Enquanto isso, os outros participantes se escondem.

Jeito de brincar
Cada grupo fica em uma das extremidades de uma quadra, de um campo ou da rua. A mamãe da rua se posiciona no meio, entre os dois grupos. Ela precisa correr e pegar quem cruza a quadra, de um lado para o outro, pulando em um pé só. Quem ela conseguir pegar, passa a ser a mamãe da rua.

Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
O objetivo do jogador é capturar a bandeira da outra equipe sem ser agarrado pelo adversário. O jogador que for pego ao tentar agarrar a bandeira deve permanecer imóvel até que algum jogador do grupo consiga tocá-lo.

O primeiro jogador deve dar dois pulinhos dentro da primeira casa e um para fora dela, dizendo: "Fruta, fruta, fora". Depois começa novamente e segue pulando para as outras casas, sem passar pela meia-lua, dizendo duas vezes um nome de fruta diferente em cada casa.

Deverá tentar queimar um colega sem sair do lugar. Se ninguém foi queimado, a bola será da vez de quem pegar a bola primeiro, para poder tentar queimar outro amigo. O brincante que for queimado deverá sentar no chão de pernas cruzadas onde foi queimado e se transformará em uma ameba.

Os fugitivos correm para a linha de fundo oposta, dizendo: “fugi, fugi”. Quem é tocado pelo pegador, transforma-se em pegador fixo, ou seja, fica parado na posição em que foi pego e, a cada nova corrida, tenta pegar os demais, sem, no entanto, sair do lugar.

Brincadeiras africanas, como terra-mar, garrafinha, labirinto, matacuzana, Da Ga, fogo na montanha, mancala e banyoka são tão variadas quanto os povos e paisagens do continente.

Pegue a Cauda (Nigéria): Os jogadores se dividem em equipes. Cada equipe forma uma fila segurando pelo ombro ou cintura. O último jogador coloca um lenço no bolso ou no cinto. A primeira pessoa na linha comanda a equipe na perseguição e tenta pegar uma 'cauda' de outra equipe.

Escolha um jogador para ser mamba (cobra). A Cobra corre ao redor da área marcada e tenta apanhar os outros. Quando um jogador é pego, ele segura sobre os ombros ou a cintura do jogador que representa a cobra e assim sucessivamente. Somente o primeiro jogador (a cabeça da serpente) pode pegar outras pessoas.

Modo de brincar
A ordem consiste em achar um determinado objeto; caso a criança não consiga encontrar e trazer o objeto pedido, ela é obrigada a pagar uma prenda que pode ser cantar ou dançar uma música, imitar um bicho ou qualquer outra coisa.