Como se brinca de espreme Esponja?

Perguntado por: rpeixoto . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 11 votos

Deverá oferecer à criança, os pedaços das esponjas dentro da vasilha com água, retirar, apertar a esponja dentro da outra vasilha vazia. Ou seja, a criança terá que transferir a água de uma vasilha para a outra utilizando os pedaços de esponja.

Estimula a expressão
Além de organizar as ideias e favorecer a concentração, a pintura com esponja de cozinha é uma atividade e tanto para estimular a expressão infantil. As crianças precisam trabalhar com a organização de ideias para criar e expor seus sentimentos de maneira artística.

Enfim, é uma ampla gama de habilidades que as crianças desenvolvem brincando. Além disso, ao participar de brincadeiras com água a criança também aprende, de forma concreta, conceitos como cheio e vazio, volume, peso, estados da matéria.

Essa atividade tem como objetivo estimular a autonomia, a concentração e a coordenação motora fina para que a criança se torne cada vez mais apta em seus movimentos. Apesar de parecer uma tarefa simples, ela tem um grau de dificuldade alto para a faixa etária, promovendo a estimulação e o desenvolvimento da criança.

Estêncil é uma palavra que vem da palavra inglesa stencil (modelo), embora em muitos casos seja utilizada sem um modelo. Neste caso a tinta é aplicada no suporte com pequenos toques da esponja, tente não arrastar, dê apenas pequenos toques como se fosse um pontilhismo muito espesso.

Os brinquedos sensoriais são aqueles que estimulam os sentidos da criança, desenvolvendo a criatividade, a curiosidade e a coordenação motora fina. Eles não precisam ser comprados, são fáceis de fazer e podem ser criados em casa, reutilizando materiais ou coletando elementos da natureza.

Peteca, amarelinha, pião, bola de gude, elástico.

Jeito de brincar
Cada grupo fica em uma das extremidades de uma quadra, de um campo ou da rua. A mamãe da rua se posiciona no meio, entre os dois grupos. Ela precisa correr e pegar quem cruza a quadra, de um lado para o outro, pulando em um pé só. Quem ela conseguir pegar, passa a ser a mamãe da rua.

Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas.

8 brincadeiras divertidas para fazer durante as férias de verão

  1. Guerra de bexigas. Fazer uma guerra de bexigas é uma ótima maneira de se refrescar e aproveitar os dias de verão. ...
  2. Passa-água. ...
  3. Banho maluco de mangueira. ...
  4. Pintura com gelo. ...
  5. Acampamento no quintal. ...
  6. Piquenique no parque. ...
  7. Corrida de obstáculos. ...
  8. Bolhas gigantes de sabão.

Basta dividir a criançada em dois ou mais times e encher bexigas com água. O objetivo é acertar a equipe adversária! O bacana é que essa atividade pode ser realizada por apenas 2 crianças ou por times grandes. Essa brincadeira é indicada para crianças maiores (a partir dos 7 anos), pois as menores podem se machucar.