Como se chama o símbolo da Copa do Mundo?

Perguntado por: ozaganelli . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 8 votos

Mantendo a tradição dos mascotes na Copa do Mundo, que existe desde a edição de 1966, o mascote do Catar se chama La'eeb. As animações sempre foram inspiradas em características regionais do país-sede e com o La'eeb não foi diferente.

Não é fantasminha: o que significa La'eeb, a mascote da Copa do Qatar.

Símbolo da Copa Catar 2022
O emblema também faz referência ao símbolo do infinito, que é frequentemente associado com a faixa de Möbius – logo do IMPA!

O mascote oficial da Copa do Mundo chamou a atenção dos torcedores durante a cerimônia de abertura do torneio. Anunciado pela Fifa em abril, o personagem principal da competição se chama La'eeb. Conheça, abaixo, o perfil do mascote, considerado carismático por boa parte dos fãs de futebol.

A bandeira do Catar é o principal símbolo nacional desse país do Oriente Médio. Ela possui um desenho de uma serra com nove pontas e ainda duas colorações distintas. O desenho marcante das pontas da serra indica a ligação histórica do país com outros emirados no Oriente Médio.

A FIFA anunciou em abril deste ano La'eeb, mascote oficial da Copa de 2022 que será disputada no Catar. De acordo com a entidade, a palavra em árabe significa "jogador super habilidoso". O formato do mascote simula o ghutra, lenço tradicional utilizado no país árabe.

Copa do Mundo: relembre o Fuleco, mascote do Brasil
No formato de um tatu-bola, espécie natural da região de caatinga do nordeste do Brasil, o animal foi escolhido para chamar a atenção pelo risco de extinção. A escolha do nome foi explicada pela origem etimológica, união das palavras "futebol" e "ecologia".

Após as imagens de alta tecnologia de 2002, isso representou um retorno a uma forma mais tradicional de mascote, e também anunciou o retorno do leão, desta vez acompanhado por uma irreprimível bola de futebol falante, Pille.

Copa do Mundo {n.p.} Brazil wins the FIFA World Cup for the second time, in Chile.

A cerimônia foi apresentada pelo presidente da Fifa, Gianni Infantino, e teve presença destacada do ex-jogador e atual dirigente brasileiro, Ronaldo. O “Fenômeno” foi o responsável por encaixar o troféu da Copa do Mundo na estrutura do logo do próximo Mundial masculino.