Qual a história da Copa do Brasil?

Perguntado por: edomingues . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 9 votos

A Copa do Brasil foi disputada pela primeira vez em 1989, criada nos moldes das copas europeias, com a intenção de permitir aos clubes de menor expressão e divisões inferiores o desafio às grandes potências do nosso futebol.

A Copa do Brasil foi criada para aplacar o descontentamento das federações de estados com menor tradição no futebol nacional, cujos representantes dificilmente teriam a oportunidade de enfrentar um "clube grande" durante o ano, após a diminuição do número de participantes do Campeonato Brasileiro de Futebol de 1987, ...

Grêmio

A Copa do Brasil teve sua primeira disputa em 1989, criada com o intuito de ser um competição mais democrática, e teve o Grêmio como primeiro campeão. O Cruzeiro é o maior campeão do torneio, com 6 títulos, e o mesmo Grêmio é o segundo colocado, com 5 taças.

1989

A Copa do Brasil foi criada para aplacar o descontentamento das federações de estados com menor tradição no futebol nacional, cujos representantes dificilmente teriam a oportunidade de enfrentar um "clube grande" durante o ano, após a diminuição do número de participantes do Campeonato Brasileiro de Futebol de 1987, ...

O Cruzeiro é o maior campeão do torneio, com 6 títulos, e o mesmo Grêmio é o segundo colocado, com 5 taças. O Flamengo, que é finalista desta edição com o São Paulo, já conquistou a Copa do Brasil quatro vezes. O Tricolor Paulista, por sua vez, nunca levantou o caneco.

Os times com mais variedades de títulos são Flamengo e São Paulo, que venceram 9 competições ao menos uma vez, sendo que o time paulista possui a maior variedade de taças continentais (seis) e mundiais (duas). Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras foram campeões em quatro competições nacionais diferentes.

Copa Brasil foi o nome oficial utilizado pela extinta CBD (precursora da atual CBF) para designar, em sua época de disputa, os campeonatos nacionais realizados entre 1975 e 1979, quando a elite do futebol brasileiro também passou a ser denominada oficialmente de Taça de Ouro.

Na noite desta quarta-feira (19), o Corinthians entrará em campo para a sua sétima final da Copa do Brasil na história. Com três títulos já ganhos, em 1995, 2002 e 2009, o Alvinegro paulista também acumula mais três vice-campeonatos, nos anos de 2001, 2008 e 2018.

Títulos no total
Já em âmbito estadual, o rubro-negro tem mais títulos: venceu o Carioca 37 vezes, enquanto o Timão celebrou o Paulista em 30 ocasiões. No total, somando essas competições, o Flamengo tem 61 conquistas, contra 51 do Corinthians.

Tetracampeão da Copa do Brasil, o Flamengo já disputou oito finais do torneio e, em cinco delas, fez o segundo jogo como mandante no Maracanã.

Em 1989, na gestão de Ricardo Teixeira, a CBF cria a chamada Copa do Brasil, que permitia a entrada de clubes de todos os estados. Inicialmente todos os campeões estaduais e mais os vices de alguns estados com melhor representação nacional, jogavam partidas de forma eliminatórios.

Disputada de 1959 a 68, e com molde semelhante às primeiras Copas do Brasil, a Taça Brasil contava com a participação de um representante por estado: o campeão estadual. Nas duas primeiras edições, portanto, contou com 16 e 17 times, respectivamente.

Entre 2017 e 2020 foi disputada por 91 equipes, onze destas já classificadas para as oitavas de final. A partir de 2021, começou a ser disputada por 92 equipes. Em 2023, o principal patrocinador da competição passou a ser a Betano, fazendo com que a competição passasse a ser chamada de Copa Betano do Brasil.