Como são classificadas as bacias hidrográficas?

Perguntado por: acamacho . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 11 votos

Bacias hidrográficas podem ser classificadas conforme a sua relevância, as principais são aquelas que acomodam os rios de maior porte, as secundárias e as terciárias. As bacias podem também ser classificadas de acordo com a localização, como: interiores ou litorâneas.

Quatro bacias hidrográficas principais cobrem mais de 80% da superfície do território brasileiro: Amazônica, Tocantins, Platina (Paraná, Paraguai e Uruguai) e São Francisco.

Uma bacia hidrográfica constitui-se no conjunto de terras delimitadas pelos divisores de água e drenadas por um rio principal, seus afluentes e subafluentes. A bacia hidrográfica é considerada a unidade territorial de planejamento e gerenciamento das águas.

As bacias hidrográficas possuem alguns elementos básicos, que também são chamados de estruturas da bacia. São eles: nascente, rio principal, divisor de águas, afluentes e foz ou exutório. Veja a definição de cada elemento da bacia: Nascente: local onde se inicia uma bacia hidrográfica.

Os rios são cursos naturais de água que se deslocam de um ponto mais alto (nascente) até atingirem a foz (no mar, em um lago, pântano ou outro rio). Esses cursos de água, conforme a frequência com que a água ocupa as drenagens, podem ser classificados em: perenes, intermitentes (temporários) ou efêmeros.

Bacia Amazônica

Bacia Amazônica, a maior bacia hidrográfica do mundo.

A bacia hidrográfica serve como unidade básica para gestão dos recursos hídricos e para gestão ambiental, uma vez que os elementos físicos naturais estão interligados pelo ciclo da água.

Bacias Hidrográficas do Brasil e suas características principais

  • Bacia Amazônica. ...
  • Bacia do rio Paraná ...
  • Bacia do rio Paraguai. ...
  • Bacia do rio Parnaíba. ...
  • Bacia do Araguaia-Tocantins. ...
  • Bacia do rio São Francisco. ...
  • Bacia do rio Uruguai. ...
  • Bacia do rio Paraíba do Sul.

Questão Procurador/Consultor (Legislativo) A expressão “Bacia Hidrográfica” pode ser entendida como: o conjunto de lagoas isoladas que se formam no leito dos rios quando o nível de água baixa.

Bacia Platina

A Bacia Platina consiste na segunda maior bacia hidrográfica do Brasil, atrás apenas da Bacia Hidrográfica da Amazônia, com um território de cerca de 3,1 milhões de m². Ela abrange territórios de Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai, e possui um fluxo d'água de mais de 22 mil m³/s.

A hidrografia é um campo da Geografia que estuda o conjunto de águas presente no planeta Terra. O termo hidrografia também é compreendido como um conceito que remete diretamente a esse conjunto de reservas de água presentes no planeta, nas formas superficial, subterrânea ou atmosférica.

Principais características da hidrografia brasileira
Grande riqueza fluvial, tanto na quantidade quanto na extensão e no volume de água; Pobreza de lagos; Predomínio do regime pluvial; Predomínio dos rios perenes e de bacias exorreicas (que deságua no mar);

Resposta. Explicação: Não existe bacia dos Andes, e sim, cordilheira dos Andes.

A Divisão Hidrográfica Nacional, instituída pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), estabelece as doze Regiões Hidrográficas brasileiras.

Maior bacia hidrográfica do mundo

  • Bacia do Congo, na África;
  • Bacia do Mississipi, nos Estados Unidos;
  • Bacia do Prata, uma união entre as bacias do Paraná, Paraguai e Uruguai;
  • Bacia do Obi, na Rússia.