Como é formada a rede hidrográfica do Brasil?

Perguntado por: esubtil . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 9 votos

O Brasil possui quatro principais redes hidrográficas, que são: a bacia Amazônica, a bacia do rio São Francisco, a bacia do Tocantins Araguaia e a bacia Platina ou bacia do rio da Prata que é formada pela bacia do Paraná, bacia do Paraguai e bacia do Uruguai.

A hidrografia do Brasil é formada por um denso conjunto de rios caracterizados pelo seu regime pluvial e pela ampla extensão, além de serem rios caudalosos que, em sua maioria, percorrem terrenos planálticos e não secam durante o período de estiagem (rios perenes).

Bacias hidrográficas são áreas delimitadas pelo relevo, formadas por um rio principal e seus afluentes, águas da chuva via escoamento, nascentes, e lençol freático. As bacias hidrográficas podem ser definidas como uma parte do relevo abastecida por um rio principal, seus afluentes e subaflutentes.

As bacias possuem a seguinte estrutura: nascente, rio principal, divisores de águas, afluentes e foz. Esses elementos juntos drenam as águas da bacia para uma bacia maior ou para o oceano.

A Divisão Hidrográfica Nacional, instituída pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), estabelece as doze Regiões Hidrográficas brasileiras. São regiões hidrográficas: bacias, grupo de bacias ou sub-bacias hidrográficas próximas, com características naturais, socais e econômicas similares.

Amazônica

Amazônica. É a maior bacia hidrográfica do Brasil e do mundo, com uma extensa área de aproximadamente 6 milhões de km².

A hidrografia do Brasil é formada predominantemente por rios que apresentam regime pluvial e formam extensas bacias hidrográficas. A maior delas é a Bacia Amazônica. A hidrografia do Brasil é caracterizada por rios extensos e caudalosos, como o rio Amazonas.

A rede hidrográfica, também designada por sistema hidrográfico ou de drenagem, é formada pelo rio e por todos os cursos de água de uma determinada região que nele debitam as suas águas, os chamados afluentes.

A rede hidrográfica corresponde ao conjunto do rio principal e seus tributários; já o conceito de bacia hidrográfica remete para toda a área da superfície terrestre que é drenada por essa rede hidrográfica.

A bacia hidrográfica é um conceito que se refere à unidade espacial que reúne o conjunto de córregos, rios e lagos de determinada localidade. Essa unidade espacial é delimitada por formas de relevo, e esse conjunto de córregos, rios e lagos é chamado de rede hidrográfica.

No Brasil, os rios são caudalosos e as bacias hidrográficas extensas, proporcionando um significativo potencial hídrico no desenvolvimento de usinas hidrelétricas, captação de água, irrigação, transporte entre outros.

Bacia Amazônica, a maior bacia hidrográfica do mundo.

No Brasil, os rios são caudalosos e as bacias hidrográficas extensas, proporcionando um significativo potencial hídrico no desenvolvimento de usinas hidrelétricas, captação de água, irrigação, transporte entre outros.

Bacia do Rio Amazonas

As mais importantes são: Amazonas, Tocantins-Araguaia, Platina (Paraná, Paraguai e Uruguai) e São Francisco. Juntas elas englobam 80% do território brasileiro. Bacia do Rio Amazonas: é a maior bacia do mundo, cobrindo quase 45% do território brasileiro.

bacia do Rio Uruguai

Uruguai. Menor região hidrográfica do país, está localizada no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Compõe a parte da bacia do Rio Uruguai em território brasileiro. Seus rios principais são: Uruguai, Chapecó e Passo Fundo.

Tipos de bacias hidrográficas
Existem rios de regime pluvial, quando sua vazão depende da água das chuvas; rios de regime nival, quando a origem das águas ocorre com o degelo; e rios de regime misto, que dependem do degelo e das chuvas. Um exemplo deste último é o Rio Amazonas.