Como saber se você tem malaxofobia?

Perguntado por: gassis . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.2 / 5 14 votos

É um medo irracional de trocar carinho, afeto, de ir a um encontro amoroso ou até mesmo de marcar esse encontro. “Os sintomas são os mesmos de uma crise de ansiedade: aceleração cardíaca, respiração curta, tensão muscular, sudorese, dores no corpo, diarreia, vontade de urinar e tonturas.”

Malaxofobia é uma de inúmeros tipos de fobia – um dos tipos de transtorno de ansiedade e Renata Borja falou sobre ela em reportagem ao jornal Estado de Minas no último domingo (15/08/21) e destacou que as causas da malaxofobia têm relação com a interação entre dois fatores: vulnerabilidade e estresse.

O tratamento da malaxofobia é feito com o objetivo de reduzir os sintomas. Em geral, o tratamento tem um bom resultados e é efetivo. Por conseguinte, é necessário que a pessoa com a fobia procure um profissional da Psicologia. A terapia é uma das formas de tratamento mais recomendada.

O teste LSAS-SR é um questionário que pode ser respondido por todos de forma acessível e online. Serve para identificar sinais e sintomas desse tipo de fobia, e informa os indícios se a pessoa possui ou não esse tipo de transtorno de ansiedade.

Sintomas da entomofobia

  1. Ansiedade aguda na presença de insetos ou apenas ao pensar neles.
  2. Tremores, sudorese, tonturas e desmaios.
  3. Choro e sensação de paralisamento ou de fugir do inseto.
  4. Limpeza excessiva e graus de automutilação.
  5. Isolamento social e visitas frequente aos médicos.

Pode ser resultado de alguma vivência traumática do passado, pode ser consequência da forma como você elaborou alguma experiência que você viveu, ou pode ser algo completamente diferente. Só é possível entender esse sentido através do processo de avaliação e psicoterapia.

Este não é um problema, é uma característica. É um modo de como a sua mente funciona. Algumas pessoas são mais afetuosas, tipo grudentas, gostam de toques, outras não gostam de toque. E isto não significa que sejam mais insensíveis ou antipáticas.

O medo de se relacionar, muitas vezes, vêm dessas relações traumáticas, nas quais fomos usados ou usamos aqueles que amamos. A frustração acaba vindo, justamente, de interesses diferentes ou jogos afetivos, e até mesmo violentos, entre os parceiros.

7 – Fobia de beijar: Filemafobia
Nem mesmo os filmes de romance podem quebrar o pavor que quem tem filemafobia sente ao beijar ou apenas se imaginar beijando alguém. A aversão é tanta que essas pessoas podem até sentir tremedeira, boca seca e enjoo.

O medo de se apaixonar é conhecido como Filofobia. Também pode ser o medo de entrar em um relacionamento ou não manter um relacionamento. Por outro lado, a filofobia pode fazer com que os indivíduos se sintam sozinhos e indesejados em circunstâncias extremas.