Como saber se você está inchada?

Perguntado por: dcalixto . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 20 votos

Entretanto, com um teste simples dá para descobrir se é gordura ou retenção de líquido: basta apertar a pele por dois segundos e observar. Se a marca do dedo ficar por três segundos ou mais, há líquido retido nos tecidos periféricos. Se isso não acontecer, existe aumento de gordura.

Luciana Deister, para descobrir o inchaço do corpo, basta pressionar o tornozelo ou a canela por três segundos e observar a reação da pele: se houver um “afundamento”, há inchaço. E quanto mais tempo a pele demorar para retornar ao aspecto normal, maior é a retenção de líquido corporal.

O inchaço pode acontecer por causa do calor, sobrepeso, TPM, final de gestação, ficar sentado por muitas horas, mas também pode significar alguma doença, como varizes, trombose, um trauma, linfedema. Fique atento se notar que só uma perna inchou ou se as suas pálpebras estão inchadas, por exemplo.

Segundo Macedo, basta uma simples pressão dos dedos sobre a perna, especialmente na região do tornozelo, para saber se o que a mulher tem é excesso de gordura ou de líquido. Se ficar uma marquinha no local, é retenção de água.

Pode parecer contraditório, mas quando você está inchada, beber bastante água é uma das formas mais eficazes de resolver o problema. Isso porque, é assim que ajudamos nosso corpo a eliminar as toxinas em excesso.

A retenção de líquido aumenta significativamente o peso na balança, “mascarando” a pesagem. O aumento pode ser de 1 a 3 kg de líquido no corpo, geralmente na fase da TPM (tensão pré-menstrual) ou no período menstrual.

Consumo excessivo de alimentos ricos em sódio, desidratação, são várias as causas de um quadro de inchaço que provoca desconforto e aumento no peso. Mas quando a condição provoca aumento muito significativo da barriga, a ponto de parecer uma gravidez, pode ser sinal de uma doença chamada colite.

Retenção de líquidos é o nome popular que descreve o inchaço no corpo ou em parte dele. Possíveis causas são problemas renais, cardíacos ou hepáticos ou doenças da tireoide que provocam um tipo específico de edema. É razoavelmente comum as pessoas sentirem que estão “retendo líquidos”.

A boa notícia é que na maioria trata-se apenas de um inchaço temporário e que pode resolver com alguns ajustes simples na alimentação.

  1. Beba muita água. ...
  2. Evite alimentos com adoçantes. ...
  3. Ingira mais fibra. ...
  4. Diga não aos hidratos de carbono. ...
  5. Saiba que fruta e vegetais deve comer. ...
  6. Adeus salgados.

Há diversos fatores causadores de barriga inchada. Dentre os mais comuns, podemos citar gastrite, prisão de ventre e síndrome do intestino irritável. O tratamento e as formas de aliviar a sensação variam de acordo com cada caso em específico, sendo necessária a avaliação profissional.