Como saber se um número de WhatsApp é falso?

Perguntado por: rsantana . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 10 votos

Desconfie de contas com fotos de conhecidos, mas com números diferentes. Este golpe não se trata de clonagem de WhatsApp; a vítima não deixa de ter acesso ao seu aplicativo; os criminosos utilizam um número diferente, com a foto da vítima, para se passar por ela.

É possível identificar de quem é um número no mensageiro WhatsApp usando diferentes sites e aplicativos. Além de fazer isso salvando o número nos celulares Android ou iPhone (iOS), o usuário pode recorrer a aplicativos como o Truecaller e o Whoscall, que fornecem dados atualizados sobre o número.

Como saber se meu WhatsApp foi clonado?

  1. Recebimento ou envio de mensagens estranhas. A conta do aplicativo não pode ser instalada em dois celulares ao mesmo tempo, já que é necessário informar um código para a liberação em outro aparelho. ...
  2. Uso do WhatsApp Web. ...
  3. Aplicativos suspeitos.

Dicas para identificar perfis fake

  1. Veja se a imagem de perfil é original.
  2. Leia o que o perfil postou.
  3. Veja a lista de amigos.
  4. Confira as informações pessoais.
  5. Suspeite de contas famosas ou pedidos pessoais.
  6. Verifique suas informações de privacidade.

Existem alguns aplicativos, pagos ou gratuitos, que podem ser usados para verificar esses dados, como o EXIF Metadata (iOS), o Photo EXIF Editor (Android) e o Fake Imagem Detector (Android).

Para confirmar que o número de telefone que você quer usar no WhatsApp é realmente seu, nós enviaremos um código de confirmação para o seu celular. Só é possível confirmar um número de telefone que pertence a você.

Entre os mais populares, destacam-se o Truecaller e o Whoscall, disponíveis para iOS (iPhone), Android e com consulta Web (se não quiser baixar).

Quais são os golpes do WhatsApp?

  1. Novo número ou perfil falso. ...
  2. Auxílio econômico falso. ...
  3. Golpes de phishing. ...
  4. Clonagem do número de WhatsApp. ...
  5. Aplicativo de spyware. ...
  6. Golpe de notícias falsas. ...
  7. Golpe do falso emprego. ...
  8. Falsas atualizações do WhatsApp.

Quando receber mensagens desse tipo, denuncie, bloqueie o remetente e exclua a mensagem. Saiba como bloquear e denunciar contatos neste artigo. Você também pode informar à pessoa que a mensagem parece suspeita e explicar como usar o WhatsApp de forma responsável.

Contudo, não é possível exatamente clonar uma conta no WhatsApp, ou seja, usar o aplicativo em dois celulares ao mesmo tempo. Porém, é possível “sequestrar” uma conta, por assim dizer, neste caso, o usuário perde acesso ao aplicativo, que é dominado pelos golpistas.

verifique se o perfil suspeito está vinculado a outras contas em aplicativos como o WhatsApp ou o Telegram; analise os grupos, páginas curtidas e outras interações nas outras redes sociais, que podem fornecer informações adicionais sobre a pessoa por trás do perfil fake.

Em perfis falsos, até a interação com os contatos costuma ser mais genérica que o normal, com as mesmas pessoas comentando e sempre usando as mesmas frases. Uma regra que vale para todas as redes sociais é ficar atento ainda para contas com poucos seguidores, sem publicações e que seguem milhares de pessoas.

Como pesquisar a vida de uma pessoa no Google em 2021

  1. Use o Google para encontrar um número de telefone. ...
  2. Use aspas em torno do nome de alguém. ...
  3. Use o Google Alertas para rastrear alguém. ...
  4. Pesquise por pessoas usando o Google Imagens. ...
  5. Encontre um local usando o Google Maps.

Como pesquisar com o Fake Imagem Detector
Fake Image Detector também permite que você verifique os dados Exif da foto, que podem incluir a data, hora e local da foto e, às vezes, até mesmo o tipo de câmera usada e o nome do proprietário.

O WhatsApp Fake está disponível gratuitamente na Play Store. Com ele, é possível simular o envio de mensagens, fotos e gravações de voz, bem semelhante ao WhatsApp.

O uso de um perfil falso com o objetivo de se fazer passar por outra pessoa pode ser considerado usurpação de identidade. Calúnia, difamação e injúria: a criação de perfis falsos para difamar, caluniar ou injuriar outra pessoa também é uma ação criminosa.