O que acontece com o celular quando o IMEI é bloqueado?

Perguntado por: osilva . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.9 / 5 10 votos

Ao ter o IMEI bloqueado, o aparelho celular fica impedido de se conectar às redes móveis. Sendo assim, quem roubou seu smartphone não consegue fazer ligações, enviar SMS ou utilizar internet móvel, visto que o dispositivo não conseguirá sinal 2G, 3G, 4G ou 5G.

Sim, é possível usar um celular com IMEI bloqueado.

Quanto tempo leva? O aparelho será inutilizado, junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em até 24 horas.

Os ladrões agem rapidamente ao manter a tela ativa do celular roubado, substituindo o chip e solicitando códigos de segurança por SMS para trocar as senhas dos aplicativos. Mesmo que a vítima bloqueie o aparelho posteriormente, os criminosos podem receber os códigos em outro celular e acessar as contas nos aplicativos.

Onde consultar o IMEI bloqueado? A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disponibiliza um portal para consultar se o IMEI foi bloqueado: "https://www.gov.br/anatel/pt-br/assuntos/celular-legal/consulte-sua-situacao".

É só acessar a plataforma “Celular legal” da Anatel com o seu IMEI em mãos e consultar a situação do seu aparelho celular. Tudo muito rápido e você fica sabendo de tudo.

Se o IMEI informado está impedido por perda, roubo ou furto
Caso o bloqueio por roubo, furto ou extravio não tenha sido solicitado pelo consumidor, ele deve entrar em contato com o estabelecimento comercial que lhe vendeu o equipamento e buscar a troca e/ou ressarcimento do aparelho celular.

Para rastrear celular Android roubado, basta acessar o site "Encontre meu dispositivo" (google.com/android/find) do Google pelo seu navegador web. Primeiro, certifique-se de que você está logado na mesma conta Google associada ao smartphone.

Os criminosos podem fazer o desbloqueio do aplicativo de algumas formas, como por exemplo, procurar informações da vítima no próprio celular, como um documento com certas informações chave, testar algumas combinações populares, ou então, clicar em “esqueci a senha” e a informação será enviado via SMS ou e-mail com um ...

"Seja da senha numérica ou biometria. A partir daí, como existe um compartilhamento da senha biométrica para todos os aplicativos que o usuário ativou essa opção, os criminosos conseguem acessar também os aplicativos bancários e realizar as operações", comenta.

Para isso, é preciso fazer um Boletim de Ocorrência (B.O.) para provar que o crime aconteceu e que não foi por falta de responsabilidade na guarda do aparelho. A decisão beneficia usuários que não pagam seguro do aparelho. Nesses casos, a operadora tem que dar um celular de valor equivalente.

Posso rastrear o celular pelo IMEI? Não é possível rastrear um celular pelo IMEI. O código é utilizado pela operadora de celular só para realizar o bloqueio de rede de telefonia. Assim, o aparelho deixa de funcionar com chips da Claro, Vivo, TIM e qualquer outra empresa.

A Anatel vai bloquear aparelhos não homologados, o que não é o caso do Chromecast. Um Chromecast espelha o sinal do celular na TV. Caso o sinal espelhado seja legal, não há problemas. Mas se o usuário espelhar um sinal vindo de um servidor pirata, isso será afetado.

O IMEI é o código de identificação do celular. Com ele em mãos, é possível acessar as configurações do aparelho de forma remota e resolver uma série de problemas com o fabricante ou a operadora.

Depois de saber o número IMEI do seu celular roubado, é fácil rastreá-lo gratuitamente com um aplicativo de rastreamento de celular IMEI, que você pode encontrar online. Vá para o Google play e procure por "IMEI Tracker". Faça o download do “IMEI tracker-Find my device” em qualquer celular.