Como saber se tem remédio no SUS?

Perguntado por: lfogaca . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Como utilizar o site “Aqui Tem Remédio

  1. Acesse o site oficial. O usuário precisa acessar o site oficial da campanha. ...
  2. Preencha as informações adequadamente. Uma vez que o site for aberto, basta rolar a página para encontrar os campos de preenchimento. ...
  3. Procure pela UBS mais próxima de você

Procure a Secretaria de Saúde de sua cidade, e informe-se.

Serviço está disponível no portal da Anvisa. A Anvisa disponibiliza o serviço de consulta de produtos regularizados. O serviço oferece ao público dados sobre produtos registrados das áreas de escopo da Vigilância Sanitária.

Em caso de indisponibilidade do remédio, o paciente deverá entrar em contato com a Ouvidoria do SUS pela internet, pelo telefone 136 ou pelos Correios (Departamento de Ouvidoria-Geral do SUS/DOGES – Endereço: SAF Sul, Trecho 2, lotes 5 e 6, Edifício Premium, Torre I, 3º andar, sala 305, CEP 70070-600, Brasília/DF).

Caso ele não o forneça, é preciso solicitar o formulário na unidade de saúde mais próxima do lugar onde o paciente vive, para que um médico preencha com as informações necessárias. O laudo irá detalhar a enfermidade e o seu tratamento, fazendo a comprovação da necessidade do uso do medicamento prescrito.

Quem pode solicitar medicamento gratuito pelo SUS? Desde que apresente a receita médica e o Laudo de Medicamentos Excepcionais (LME) fornecido pelo médico, o paciente pode fazer a solicitação do medicamento pelo SUS gratuitamente.

1) Farmácias de Medicamentos Especializados, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. 2) Farmácias Municipais. Para consultar o local de referência para o seu município de residência ou estabelecimento de saúde, clique aqui.

O Aqui Tem Remédio pode ser acessado pelo site aquitemremedio.prefeitura.sp.gov.br Ou Baixe o aplicativo Busque “Aqui tem remédio” na loja de aplicativos do seu celular 1 – Busque os remédios desejados 2 – Selecione os remédios apresentados 3 – Escolha a unidade de saúde 4 – Pronto!

A Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) é uma lista de medicamentos que reflete as necessidades prioritárias da população brasileira, contemplando o tratamento da maioria das patologias recorrentes do país.

Para conseguir os remédios de alto ou baixo custo é necessário ter o Cartão Nacional de Saúde, que pode ser obtido em uma Unidade de Saúde da Prefeitura próxima à sua residência, levando cópias do CPF, RG, e comprovante de residência. O Cartão ainda acelera a marcação de consultas e os exames.

Para fazer a pesquisa, basta acessar a parte de consultas no site www.anvisa.gov.br e direcionar a busca para uma das categorias: medicamentos, alimentos, cosméticos, produtos para saúde e saneamento. Além de poder consultar os produtos, é possível, na mesma página, verificar a situação de empresas junto à Agência.

Os 55 milhões de brasileiros que são beneficiários do Bolsa Família passaram a ter acesso a todos os medicamentos disponíveis no programa de forma totalmente gratuita. Para retirá-los, basta o usuário ir até uma farmácia credenciada e apresentar a receita médica, documento de identidade e CPF.