Como saber se o SSD é compatível com a placa mãe?

Perguntado por: ibittencourt . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.8 / 5 20 votos

Você deve sempre ler as informações do fabricante do computador / placa-mãe para confirmar quais comprimentos são suportados, mas muitas placas-mãe irão suportar 2260, 2280 e 22110. Muitas placas-mãe irão fornecer múltiplos parafusos de retenção para compensação, permitindo que um usuário prenda um SSD M.

Você precisará consultar o site de sua placa-mãe ou usar o Google para pesquisar e descobrir se o sistema é compatível.

A principal diferença entre um SSD M.2 NVMe e SATA está na tecnologia de interface e níveis de desempenho. Um SSD M.2 SATA ainda usa a tecnologia de interface com base em SATA que não melhora sua velocidade e desempenho a menos que seja um SSD M.2 NVMe.

Basta digitar o comando msinfo32 na barra de pesquisa do Windows. A janela Informações do Sistema abrirá. Ali, você pode descobrir detalhes sobre vários dispositivos que compõem o seu computador.

a resposta Rápida sim você pode instalar dois ou até mais. ssds. no mesmo computador então se você só tava procurando essa resposta simples.

A memória não volátil expressa (NVMe, Non-Volatile Memory express) é um protocolo de transferência para acessar dados rapidamente usando dispositivos de armazenamento de memória flash, como unidades de estado sólido (SSDs, Solid-State Drives), por um barramento interconector de componentes periféricos express (PCIe, ...

Teoricamente, o SDD Sata se limita a 32 comandos por fila, enquanto cada fila do driver NVMe suporta até 64 mil comandos. Quanto às operações por segundo, a diferença fica é de 100 mil para o Sata, contra 1 milhão de operações de entrada e saída por segundo no NVMe.

Em relação a velocidade, o SSD pode ser até 20 vezes mais rápido para gravar informações do sistema. Essa rapidez é possível graças a memória flash, que faz uso de correntes elétricas para transmitir os dados. Com maior velocidade, o tempo de iniciação do sistema, transferências e carregamentos diminuem.

A vida útil de um SSD é limitada de acordo com a quantidade de ciclos de gravação. Isso significa que, quanto mais dados por célula forem salvos, maior o nível de desgaste do equipamento. De acordo com a Ontrack, a vida útil média de um SSD é entre 3 mil e 10 mil ciclos de gravação.

AS MELHORES MARCAS DE SSD E ONDE COMPRAR

  • SSD SAMSUNG. Samsung SSD. ...
  • SSD KINGSTON. SSD Kingston 240GB. ...
  • SSD CRUCIAL. SSD 240GB Crucial. ...
  • SSD SONAMBULISTA. Somnambulist SSD. ...
  • SSD MELHOR BATERIA. BestBattery SSD.

Usando softwares como CrystalDiskInfo, da CrystalDiskMark
Também existem softwares exclusivamente dedicados a verificar a integridade de dispositivos de armazenamento, como é o caso do CrystalDiskInfo, que pode ser baixado gratuitamente e apresenta muitas informações a respeito do SSD.

Aperte a tecla Windows + R para abrir o “Executar”; Digite “msinfo32” (sem aspas) e pressione “Enter”; Uma nova janela será aberta mostrando as informações do sistema. O modelo da placa-mãe estará ao lado de “Produto Baseboard” — você também pode conferir qual a versão e fabricante.