Como saber se o quiabo está bom?

Perguntado por: amodesto8 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 17 votos

Para saber se um quiabo está novo, macio, dobre a pontinha dele, se ela se quebrar, o quiabo está novo. Se a ponta se dobrar sem quebrar é quiabo mais velho, bom pra colocar em cozidos pra engrossar o caldo. Pra fazer tostados ou salada, prefira os quiabos novinhos.

O quiabo deve ser colhido quando está bem desenvolvido, mas ainda tenro, com uma tonalidade brilhante, o que ocorre geralmente 6 ou 7 dias depois da polinização e início da formação do fruto. Maduro, o quiabo pode se tornar fibroso.

Água e batata cozida
Para recuperar as folhas murchas, um truque culinário é colocar as folhas dentro de uma tigela com água, com uma batata cozida descascada e cortada ao meio. Após essa etapa, você deve colocar as folhas dentro da geladeira e deixá-la por 2 horas.

O produtor deve ficar atento à colheita, uma vez que, se não coletado no momento certo, ele torna-se duro e fibroso. Normalmente a colheita é iniciada com 60 a 80 dias após o momento do plantio.

O quiabo ideal para o consumo é brilhante, com os pelos presentes e firme. Quando o quiabo está murcho, com a ponta quebrada, sem a presença de pelos e escurecido, quer dizer que ele foi muito manuseado.

Colha os quiabos dentro de 60 a 80 dias depois do plantio, quando estiverem bem desenvolvidos, porém ainda tenros. Verifique se eles apresentam uma tonalidade brilhante e não deixe que ele amadureça no pé. Caso isso ocorra, ele ficará fibroso e inadequado ao consumo.

Você deve, como mostra a foto, segurando o quiabo com a mão, tentar quebrar a ponta com o poegar. Se a ponta quebrar e cair, bingo! Este serve e está macio.

Cozinhe o quiabo.
Assim que a água começar a ferver, coloque as fatias do vegetal na panela, tampe-a e aguarde cerca de 10 minutos para que ele cozinhe. O quiabo ficará macio ao fim do cozimento.

Para tirar baba do quiabo rápido, basta lavar os quiabos e antes mesmo de cortá-los, coloque-os em uma tigela com 1 litro de água misturada com 1 xícara de vinagre e deixe-os de molho por cerca de 60 minutos. Enxágue bem e esprema a água para retirar o excesso e deixe secar completamente.

Lave um a um os quiabos, de preferência com um pano de prato seque um a um. Coloque-os de molho em água e vinagre por uns 20 minutos. Depois desse tempo, passar na água de novo. Seque um a um com outro pano de prato.

Apesar de não existir uma quantidade específica indicada para o consumo de quiabo, a recomendação mínima diária de vegetais é entre 2 a 3 porções, o que corresponde entre 160 g e 240 g por dia. O quiabo pode ser consumido cru ou cozido em preparações como refogados, assados, saladas, ensopados, sopas e sucos.

Vale, porém, um alerta: o quiabo tem altos níveis de oxalato, uma substância que facilita a formação de pedras no rim e na vesícula. Por isso, o consumo máximo sugerido é de meia xícara por dia.

Também é uma boa fonte de vitamina A, vitamina C e folato, além de ter pouco carboidrato. O quiabo também é um remédio popular utilizado para o controle da diabetes. Estudos mostraram que, de fato, o vegetal tem efeitos positivos na diminuição dos níveis de açúcar no sangue e na inibição da produção de colesterol.

O quiabo é um vegetal que costuma ser encontrado facilmente em feiras e nos mercados de algumas regiões brasileiras. Dessa forma, é importante saber escolher o quiabo, pois quando eles estão velhos se tornam muito fibrosos, impossibilitando a sua apreciação.

7 dias

COMO CONSERVAR
Assim que adquirido, o quiabo precisa ser consumido rapidamente. Como ele não tolera temperaturas muito baixas por longos períodos de tempo, coloque na parte inferior da geladeira em um saco plástico. Nessas condições, seus quiabos podem durar por até 7 dias.

O quiabo não tolera temperaturas muito baixas por longo período de tempo, pois fica escuro e se deteriora. Por isso, ele deve ser colocado na parte inferior da geladeira, dentro de sacos de plástico. Nessa condição, ele pode ser conservado por até uma semana.