Para que serve o ovo cru para cachorro?

Perguntado por: inogueira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 10 votos

Sim, o ovo cru é a forma que mais facilita a digestão do pet. Porém, como não passa pela fonte de calor, o ovo cru tem mais propensão a estar infectado pela Salmonella, uma bactéria que pode causar diversas doenças intestinais. Por isso, se o seu cão tem uma imunidade um pouco mais baixa, prefira cozinhar o ovo.

O alimento pode até ser consumido cru pelos cachorros, segundo a especialista: “a maioria dos cães tolera e adora ingerir ovos no seu estado natural. É só quebrar e servir - a salmonela é considerada parte normal do ecossistema intestinal canino, então não há riscos nesse aspecto.”

melhora a saúde ocular — os antioxidantes presentes no ovo contribuem, também, para proteger a córnea, ajudando na prevenção de problemas como a catarata; favorece a saúde cognitiva — os nutrientes do alimento, sobretudo, o selênio e a colina, são excelentes para a saúde cerebral e ajudam a prevenir doenças cognitivas.

Os benefícios do ovo para seres humanos e cachorros
É o caso da albumina, por exemplo, uma proteína presente principalmente na clara do ovo, ela contribui na síntese e na recuperação do tecido muscular.

Apesar de ser um alimento saudável para os cães, seu cachorro não deve comer ovo cru se estiver com parvovirose.

O ideal é combinar o ovo, seja cozido, cru ou a casca com ração e petiscos para cães. Se possível, entre uma e duas vezes por semana para dar um gostinho diferente à refeição do seu amigo.

Prática de exercícios. Fazer atividades físicas é comprovadamente uma forma natural de como aumentar a imunidade do cachorro. Cuidar da saúde dessa maneira faz bem tanto para humanos quanto animais, pois podem manter a boa forma juntos, por isso, não deixe de fazer caminhadas ou leves corridas com seu cão.

É inegável o quão nutritivo o ovo é: há apenas 72 calorias, 6 gramas de proteínas, 5 gramas de gorduras e grande abundância de vitaminas. Entretanto, suas propriedades são essencialmente as mesmas quando o ovo é cozido ou mexido. Por isso, consumir o ovo cru está longe de ser a melhor opção.

Desta forma, nunca consumir ovos crus ou mal cozidos, mesmo contendo a casca intacta. Para evitar a doença é preciso cozinhar o ovo, pois a salmonela morre a temperatura maior ou igual a 65°C.

Enquanto a proteína do ovo cozido foi 90,1% absorvida, no ovo cru esta porcentagem cai para 50,3%. Além disso, o esvaziamento gástrico e a passagem no intestino são otimizados quando cozinhamos o ovo. Resumindo: ao comer ovo cru perdemos metade da proteína ao mesmo tempo que pioramos a digestão do alimento.

Aveia: um dos melhores alimentos para cachorro doente
Rica em fibras e em vitaminas B, a aveia é uma ótima opção para incluir na dieta do cachorro quando ele está doente. Com a presença das vitaminas B, a aveia tem um bom desempenho na produção das células necessárias para a saúde da pele.

Que alimentos são perigosos para os cães?

  • Nozes macadâmia. Muito comum em bolachas e doces, as nozes macadâmia podem provocar vómitos, fraqueza e hipertermia em cães.
  • Cebola e alho. ...
  • Carne crua e ovos crus. ...
  • Chocolate. ...
  • Uvas e uvas passas. ...
  • Alimentos com xilitol. ...
  • Ossos e espinhas. ...
  • Comida para humanos ou restos da mesa.

O tratamento da cinomose é feito com base nos sintomas e no fortalecimento do sistema imunológico do animal para que ele combata e elimine o vírus. O tratamento é muito semelhante a quando nós mesmos temos doenças virais, ou seja, repouso, alimentação reforçada e medicamentos para os sintomas.