Como saber se o documento é digitalizado?

Perguntado por: afarias . Última atualização: 21 de agosto de 2023
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O documento digitalizado é aquele que tem o formato original analógico, ou seja, em papel, e passa pelo passo a passo mencionado anteriormente para se tornar um arquivo digital. Já o documento digital “nasceu” de forma eletrônica e sua assinatura é validada por meio de certificação digital.

Um documento digitalizado é um documento físico que foi escaneado e transformado em um arquivo digital. Ele é uma imagem digital da versão original do documento, podendo ser visualizado e compartilhado eletronicamente, mas que não pode ser editado e precisa ser impresso para ser considerado válido.

Não possui cópia física
O que acontecerá é o mesmo na relação do original físico com a cópia digital: quando o original é digital, a cópia física não tem validade jurídica; quando o original é físico, a cópia digitalizada não tem validade jurídica.

Um documento eletrônico é acessível e interpretável por meio de um equipamento eletrônico, podendo ser registrado e codificado em forma analógica ou em dígitos binários. Já um documento digital é um documento eletrônico caracterizado pela codificação em dígitos binários e acessado por meio de sistema computacional.

Como o próprio nome diz, digitalizar é o processo de tornar digital um documento que antes era físico. A diferença entre escanear e digitalizar é que o segundo se trata não somente criar uma cópia, mas sim outro documento com mesmo valor do original.

Veja quais são:

  • Carteira Digital de Trânsito (CNH Digital) O aplicativo CNH Digital foi a primeira identificação civil com representação digital válida por todo o Brasil. ...
  • Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital) ...
  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV Digital) ...
  • Título de eleitor (e-Título) ...
  • RG.

Digitalizar um documento

  1. Abra o app Google Drive .
  2. Na parte de baixo à direita, toque em Adicionar .
  3. Toque em Digitalizar .
  4. Tire uma foto do documento que você quer digitalizar. ...
  5. Crie seu próprio título ou selecione uma sugestão. ...
  6. Para salvar o documento final, toque em Salvar .

No Acrobat, execute um dos procedimentos a seguir:

  1. (Windows) Selecione Arquivo > Criar > PDF do scanner > Digitalização personalizada.
  2. (Mac OS) Escolha Arquivo > Criar > PDF do scanner.
  3. Selecione as opções na caixa de diálogo Digitalizar conforme necessário e clique em Digitalizar.

Para compartilhar o arquivo do documento digitalizado, ainda no aplicativo do Google Drive, toque sobre os três pontos localizado ao lado do nome do documento, selecione a opção Enviar cópia e escolha onde deseja compartilhar. A pessoa receberá o arquivo em PDF.

Pelo Google Drive
Para acessar o recurso, basta tocar no ícone de "+". Depois, vá em "Digitalizar". Com a ferramenta de digitalização aberta, aponte a câmera do seu celular para o documento e faça a captura. O app permite cortar partes do arquivo, ajustar as cores e virar a página em diferentes ângulos.

Os documentos digitais de Pessoa Física são aqueles que, normalmente, são identificadores de um indivíduo (como CNH digital e e-Título). Hoje, é possível acessá-los, por exemplo, na Carteira de Documentos Digitais do Governo Federal.

Para que um documento digitalizado seja considerado válido sob a lei, é necessário que sua empresa possua um certificado digital registrado na ICP-Brasil.

A digitalização permite o acesso online de conteúdo e a distribuição dos documentos certos para as pessoas certas em qualquer hora ou lugar.