Como saber se eu tenho 5 anos de carteira assinada?

Perguntado por: osantos . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 8 votos

Se você assinou a sua carteira até 31 de dezembro de 2016, então você vai ter cinco anos de inscrição no PIS/PASEP de 2023 referente ao ano-base de 2021. “'Assinei em 2016, mas não trabalhei até 2020, só fui trabalhar em 2021, tenho direito? ' Tem, porque você completou cinco anos de inscrição e trabalhou em 2021.

Além de consultar o PIS, é possível conferir o tempo de contribuição por meio do acesso ao Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Nele vão constar todas as contribuições realizadas pelo trabalhador como autônomo ou pelos empregadores ao longo dos anos.

Quem recebe o PIS esse ano? Recebe o PIS em 2023, trabalhadores da iniciativa privada que trabalharam no mínimo 30 dias em 2021, que receberam no máximo dois salários mínimos, que estão inscritos há pelo menos 5 anos no programa e que têm seus dados informados corretamente pelo empregador ao governo.

Ter 5 ou mais anos cadastrados no PIS, porém não é obrigatório ter trabalhado mais de 5 anos, apenas ter o seu cadastro dentro desse período; O salário recebido não pode ser superior a mais do que 2 salários mínimos, para que você seja elegível ao recebimento do PIS.

Ligue para 135. Obrigatória: Número do CPF; Documento oficial do órgão para comprovar que você é servidor e está trabalhando (pode ser declaração do órgão ou contracheque, por exemplo).

Acesse o site do Meu INSS com seu login e senha. Clique na opção “Extrato de Contribuição (CNIS)”. Verifique todas as informações do seu extrato, como nome, data de nascimento, CPF, vínculos empregatícios e contribuições realizadas.

Os requisitos para ter direito ao PIS são: Possuir inscrição no PIS há, no mínimo, 5 anos; Receber até 2 salários mínimos pelo seu trabalho; Ter trabalhado pelo menos 30 dias no ano-base.

No Meu INSS, a pessoa consegue ainda ver calendários e extratos de pagamentos, agendar perícias, dar entrada em benefícios, entre outros serviços. Pelo aplicativo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), disponível para Android e IOS, também é possível consultar o número do PIS de um modo parecido.

Consultando PIS pelo CPF através do site do CNIS
2 – Selecione a opção “Cidadão”; 3 – No canto superior esquerdo, clique em “Inscrição”; 4 – Selecione a opção “Filiado” e então, preencha todos os campos solicitados, incluindo o número do CPF; 5 – Uma mensagem com a informação do seu número NIT/PIS aparecerá.

Detalhes da rescisão trabalhista
Se o trabalhador cumpriu o período exigido pela empresa ele receberá o valor de um salário. Se isso não acontecer, terá descontos por cada dia em que faltar; As empresas são obrigadas a pagar mais três dias para cada ano de trabalho do colaborador.

Tem direito a receber o abono salarial do PIS/Pasep 2023 todo trabalhador com carteira assinada e servidor público que recebeu salário mensal médio de até dois salários-mínimos durante o ano de 2021.