Como saber se estou tendo uma crise?

Perguntado por: oveloso . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 19 votos

Como saber se estou tendo um ataque de ansiedade?

  1. Você sente um medo extremo e súbito. ...
  2. Seu coração dispara. ...
  3. Você fica enjoado. ...
  4. Você é subitamente tomado pela raiva. ...
  5. Você sente que vai desmaiar. ...
  6. Você acredita que pode morrer. ...
  7. Você se afasta da situação. ...
  8. Você sente que o ataque está acontecendo à outra pessoa.

Os sintomas de transtorno de ansiedade vão além do campo psicológico e podem refletir também no físico, causando diferentes reações no corpo, como:

  1. boca seca;
  2. braços dormentes;
  3. náuseas e diarreia;
  4. problemas digestivos;
  5. calafrios, suor e tremores;
  6. taquicardia e dores no peito;
  7. respiração acelerada e falta de ar.

Existem diversas causas que, sozinhas ou combinadas, podem vir a desencadear o transtorno de ansiedade, tais como: traumas, estresse, genética, doenças físicas e até mesmo a depressão. É comum o paciente alternar entre quadros de ansiedade e quadros de depressão, pois uma condição pode gerar a outra.

As crises podem ocorrer em qualquer lugar, contexto ou momento, durando em média de 15 a 30 minutos.

É comum sofrer com dores nas costas, ombros e nuca. Os músculos do pescoço ficam travados e a dor é tanta que mal dá para virar de lado. Essa tensão muscular, quase constante, geralmente acompanha os transtornos de ansiedade.

Coração acelerado, falta de ar, tremores, angústia, apreensão, suor excessivo, tensão muscular estão entre os sintomas provocados pelo transtorno de ansiedade. E o problema, além de afetar e acelerar os batimentos cardíacos, pode favorecer o desenvolvimento da hipertensão arterial e também arritmias.

A ansiedade tem sintomas que se manifestam tanto psicologicamente quanto fisicamente. A nível emocional esses sintomas ocorrem em forma de preocupação, insegurança, medos, entre outros. Já a nível físico esses sintomas vêm geralmente como tremedeira e aperto no peito.

Quais os tipos de ansiedade existentes? Os 3 tipos de ansiedade mais conhecidos são: o Transtorno de Ansiedade Generalizada, Transtorno Obsessivo-Compulsivo e Síndrome do Pânico. Porém, existem outros transtornos que são configurados como tipos de ansiedade.

A preocupação excessiva leva o corpo a entrar em um constante estado de alerta, o que causa o aumento gradativo da ansiedade. Assim, uma crise pode acontecer “do nada”. Memórias negativas de um acontecimento traumático são outra causa comum da crise de ansiedade.

Quem sofre com transtornos de ansiedade geralmente se vê tomado por pensamentos negativos que invadem a mente sem aviso. "Pessoas com transtornos de ansiedade são pessimistas. Elas acreditam que algo ruim está prestes a acontecer, mesmo que não haja nenhuma evidência que aponte para isso.

O responsável por esse efeito é a adrenalina.

Alguns chamam esses três períodos de pré-crise, crise e pós-crise. Tudo bem. O importante é afirmar que a gestão de crise não ocorre apenas no segundo momento, na segunda fase, no período mais caótico. Nada disso.

As 4 etapas de uma crise emocional

  1. Paralisia, a primeira etapa de uma crise emocional. A principal característica de uma crise é que ela representa uma situação na qual ocorre uma mudança inesperada que torna o futuro instável ou incerto. ...
  2. Incerteza. ...
  3. Intrusão. ...
  4. Elaboração e resolução.