Como saber se a tosse é de Covid?

Perguntado por: hribeiro . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.6 / 5 6 votos

Com catarro é pior ou seca? Febre , cansaço e tosse seca: esses são os principais sintomas apresentados por pessoas com covid-19. Alguns indivíduos também têm dores no corpo, coriza , congestão nasal, dor de garganta e diarreia .

Quanto tempo dura a tosse após covid? Não há uma duração comum para a tosse após a covid, variando de uma pessoa para outra. Em alguns casos, o sintoma persiste por algumas semanas, em outros, pode durar meses ou mais de um ano para que ela passe por completo.

Resfriado: a evolução é lenta e os sintomas são mais leves, como uma febre baixa por exemplo. Costuma melhorar em poucos dias. COVID-19: a evolução geralmente é gradual, com quadro agravado após o 8º dia, quando há complicações.

O primeiro é por uma irritação ou inflamação direta do vírus nas vias respiratórias. Como a porta de entrada é por esse canal, ele pode se acomodar em uma via respiratória superior e causar uma irritação na região do nariz e dessas cavidades que há no osso do crânio, chamados seios nasais e paranasais.

O que devo fazer se eu tiver tosse pós-covid? Em qualquer caso de tosse, seja durante a covid, pós-covid ou relacionada a outra doença, manter uma boa hidratação é importante. Mas se acontecer de, curado da infecção da covid-19, a tosse persistir por semanas e incomodar, é recomendável procurar um profissional.

Com catarro é pior ou seca? Febre , cansaço e tosse seca: esses são os principais sintomas apresentados por pessoas com covid-19. Alguns indivíduos também têm dores no corpo, coriza , congestão nasal, dor de garganta e diarreia .

Quando a tosse persiste por mais de três semanas, ela pode ser considerada subaguda, a partir de oito semanas passa a ser crônica. Para ambas as situações, a preocupação em procurar um médico é indicada para obter um diagnóstico o mais cedo possível.

O mais comum é ter a cor do catarro em um tom esbranquiçado ou até transparente, indicando uma infecção leve a moderada, que está sendo combatida pelo organismo sem maiores dificuldades.

De acordo com a Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais, os sintomas leves são:

  • febre (temperatura axilar > 37,8ºC) ou sensação febril;
  • calafrios;
  • tosse;
  • dor de garganta;
  • dor de cabeça;
  • congestão nasal (coriza);
  • problemas no olfato ou no paladar.

Os sintomas mais comuns entre os infectados pela ômicron são febre, coriza, dor de garganta e dor no corpo, nada semelhantes à perda de paladar, de olfato e tosse seca comuns às outras variantes.

Beber água ajuda a melhorar a tosse porque a garganta seca pode provocar a irritação da região. Por isso, manter-se hidratado é fundamental para acabar com a tosse seca. Além de diminuir o desconforto, ingerir bastante líquido ajuda a expulsar os corpos estranhos e alérgenos que podem estar alojados na garganta.