Como saber o grau de endometriose?

Perguntado por: emelo . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.7 / 5 19 votos

Conheça os quatro estágios da endometriose

  1. Estágio I: endometriose mínima com pontuação de 1 a 5 na escala ARSM. ...
  2. Estágio II: endometriose leve com pontuação de 6 a 15 na escala. ...
  3. Estágio III: endometriose moderada com pontuação de 16 a 40 pontos. ...
  4. Estágio IV: endometriose grave com pontuação de 40 pontos ou mais.

Endometriose profunda
É a forma mais severa de endometriose e, por consequência, a que promove maior grau de infertilidade feminina. Nestes tipos de endometriose, o tecido endometrial invadiu os órgãos dentro ou fora de sua cavidade pélvica. Isso pode incluir seus ovários, reto, bexiga e intestinos.

A endometriose pode ser classificada em alguns tipos, de acordo com os sintomas, grau de intensidade dos mesmo e local de acometimento. Há muitas formas de manifestação e as mais observadas são a endometriose superficial, a endometriose ovariana e a endometriose profunda.

Endometriose é classificada em uma das quatro fases (I – mínima, II – leve, III – moderada e IV – grave) com base na exata localização, extensão e profundidade dos implantes de endometriose, bem como na presença e gravidade de tecido cicatricial e com a presença e o tamanho dos implantes endometrióticos nos ovários.

Endometriose Profunda
Ocorre quando o foco invade o tecido por mais de 5mm, provocando lesões mais profundas. Pode comprometer o apêndice, útero, intestino, reto, vagina, bexiga e ureteres. Em ambos os casos existe tratamento. Pacientes mais novas apostam em medicação para suspender o fluxo menstrual.

Atinge órgãos fora da região pélvica: quando a doença está presente nas regiões do intestino, bexiga, apêndice, diafragma, etc., o tratamento cirúrgico pode ser recomendado.

A endometriose é perigosa pois é uma doença progressiva. Dessa forma, quando não é tratada, ela pode migrar e ocasionar aderências e infiltração dos focos da doença em outros órgãos, como o intestino e bexiga, por exemplo. Mulheres com endometriose sempre apresentam sintomas.

No caso das portadoras de endometriose, o endométrio que deveria existir somente dentro do útero, por motivos genéticos e epigenéticos (influenciados pelo ambiente), aparece fora do seu lugar habitual podendo se encontrar espalhado por todo abdome, especialmente atrás do útero, nos próprios ovários, nas trompas, sobre ...

Endometriose ovariana
Neste caso, a doença acomete o ovário de forma superficial, podendo criar endometriomas maiores de 2 cm, que apresentam uma cor escurecida, de sangue antigo e espesso.

Quando a doença surge nos ovários pode provocar o aparecimento de um cisto denominado endometrioma, de tamanho grande e que compromete a capacidade de a mulher engravidar. Outros órgãos também podem ser acometidos, como, parte do intestino grosso, bexiga, apêndice e vagina.