Como reciclar folha de caderno?

Perguntado por: imoreira . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 13 votos

A reciclagem de cadernos pode ser feita assim que ele estiver todo preenchido, depois é só levá-lo para a reciclagem, mas retire as partes de alumínio ou plástico que prendem as folhas e também recicle-as. E lembre-se, sempre opte pelo descarte consciente, respeitando o meio ambiente!

É simples: pegue as folhas utilizadas apenas de um lado, vire-as com a parte “limpa” para cima e grampeie. Pronto! Agora é só usar o papel o máximo que puder antes de descartá-lo corretamente em pontos de coleta seletiva.

Você pode usar folhas de caderno, embalagens de presente etc.

  1. Prepare o papel. Comece picando os papéis que serão reciclados, em seguida coloque-os na bacia rasa e cubra-os com água. ...
  2. Bata os papéis. ...
  3. Transfira para a bacia. ...
  4. Peneire e faça o papel.

Papéis coletados, normalmente, estão misturados com outras substâncias – na impressão de logotipos, como adesivos. Na primeira etapa do processo de reciclagem de papel, o material coletado é triturado e forma uma espécie de pasta de celulose. Assim, a pasta é peneirada com o objetivo de retirar todos as impurezas.

Ao reutilizar materiais para fazer projetos de arte, incentiva os alunos a serem criativos. Os alunos podem, por exemplo, utilizar as garrafas de plástico de água para fazer vasos, porta-lápis, esculturas e até mesmo instrumentos musicais e brinquedos.

Papel. O papel é o que tem a vida mais curta dentro do processo de reciclagem. Ele aguenta apenas de cinco a sete reciclagens, isso porque sua composição é de fibras sensíveis e leves.

Papel não reciclável: carbono, celofane, papel vegetal, papéis encerados ou plastificados, papel higiênico, lenços de papel, guardanapos, fotografias, dentre outros.

Papel: As lixeiras recicláveis azuis têm a função de arrecadar todo o material de papel. Nelas podem ser descartados papéis de impressão, papéis de presente, livros e listas telefônicas, folhas de cadernos, caixas de papelão, cartolinas, papel cartão, jornais, etc.

Despeje dois litros (2 L) de alvejante.
Você pode comprar galões de alvejante no supermercado ou em lojas de produtos de limpeza. Apenas confira a concentração, que deve ser de 8,25%. O alvejante ajudará a dissolver o papel.

A gordura prejudica o processo da reciclagem
Já no caso do papel, caso esteja engordurado, não pode ir para a coleta seletiva de papel, pois pode contaminar os outros resíduos. Neste caso o ideal é descartar no lixo comum.

São exemplos de reciclagem, a reciclagem de papel para a produção de papel novo, a reciclagem das latas de alumínio, de plástico ou vidro – sendo que todos esses processos envolvem a trituração ou moagem do objeto para a produção de outro novo.

SEPARAÇÃO. Separe o lixo seco (reciclável) do lixo úmido (orgânico e comum) utilizando latões diferentes. Caso disponha de espaço, utilize sacos de plástico para cada um dos materiais recicláveis: vidro, plástico, metal e papel.

Os materiais mais reciclados no Brasil são: aço, papel e o vidro. A reciclagem é um processo que permite o reaproveitamento de determinados materiais, que são utilizados para a confecção de novos itens que poderão ser consumidos para diversos fins.

Altos custos envolvidos no processo do papel reciclado
Bem, mesmo com todos os benefícios ao meio ambiente, você já percebeu que o processo para reciclar o papel é bastante complexo e por isso, custa caro. Afinal, primeiro, o processo de coleta seletiva é pouco difundido no Brasil, o que encarece a prática.