O que pode levar um avião a cair?

Perguntado por: dsantana . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 10 votos

O avião pode perder uma asa, leme ou outra parte vital quando está no ar. Quase sempre, o motivo é manutenção malfeita - a estrutura acumula desgaste até quebrar. Mas isso também pode acontecer com aeronaves em perfeito estado.

Tempestades intensas, ventos fortes, nevascas e nevoeiros densos podem representar grandes desafios para os pilotos e a aeronave. Em casos extremos, essas condições podem comprometer a estabilidade e a capacidade de controle do avião, levando a acidentes graves.

Segurança 0,000017% O avião é o meio de transporte mais seguro e os números comprovam-no. Tão seguro que a probabilidade de morrer num acidente de um avião comercial está apenas nos 0,000017%.

A principal recomendação diz respeito à imobilização da vítima. Claro, se existe o risco de explosão, por exemplo, é necessário tirar a pessoa do lugar 'da forma que der'. Mas o cuidado deve ser para que ocorra a maior mobilização possível.

Portanto, em função da maleabilidade das asas, a turbulência não é capaz de derrubar uma aeronave, mantendo-a segura no ar até que chegue ao seu destino final. Apesar de não haver riscos de o avião cair, uma turbulência pode provocar acidentes internos caso os tripulantes não sigam as devidas regras de segurança.

A descida de um avião é o momento mais perigoso
Além disso, a torre de controle vai indicado a que altitude a aeronave deve ficar para garantir uma aproximação segura.

Em resumo, podemos dizer que se todos os procedimentos forem seguidos à risca, voar com chuva e decolar ou pousar com pista molhada é completamente seguro.

Para responder à pergunta inicial sobre quantos aviões da Azul já caíram, a resposta é simples: nenhum. A Azul tem mantido um histórico impecável em termos de segurança, colocando a proteção dos passageiros como prioridade máxima.

Esta lista cita os acidentes e incidentes aéreos ocorridos no Brasil no qual o primeiro ocorreu no dia 3 de dezembro de 1928 e o último relatado ocorrido no dia 11 de maio de 2022. O mais letal acabou ceifando 199 pessoas e foi o incidente do voo TAM 3054.

Viajar de avião é seguro
Em 2019, quase 70 milhões de voos decolaram em todo o mundo, com apenas 287 mortes. De acordo com a análise dos dados do censo do Conselho Nacional de Segurança dos Estados Unidos, as chances de morrer em um avião são de cerca de 1 em 205.552, em comparação com 1 em 102 em um carro.

Fatos e dados estatísticos relacionados à aviação talvez ajudem a aliviar a angústia.

  1. Entenda o seu medo de avião. ...
  2. Pesquise sobre o funcionamento do avião. ...
  3. Seja estratégico na hora de comprar a passagem. ...
  4. Se distraia e tente relaxar durante o voo. ...
  5. Foque no destino e não na viagem em si.

Desastres com sobreviventes sugerem que assentos de trás são 40% mais seguros. Pouso na água, se bem feito, aumenta muito chance de sobrevivência.

R$ 8.163,59

Qual o salário de um Piloto de avião? O salário médio de um Piloto de avião no Brasil é de R$ 8.163,59. Os estados onde a profissão de Piloto de avião têm os melhores salários são Distrito Federal, Ceará e São Paulo.

Os assentos na parte de trás do avião são, definitivamente, os piores lugares do avião. Por estar longe das asas, esta área é muito suscetível a turbulências. Além disso, alguns aviões têm motores traseiros que geram muito barulho durante a viagem.

Segurança. O principal motivo para aviões não transportarem passageiros sobre o Oceano Pacífico envolve o fator segurança. Vale lembrar que as distâncias entre as ilhas desse oceano são enormes. Caso algum problema aconteça, a tripulação terá que tentar um pouso forçado na água.