Qual é o nome da asa traseira do avião?

Perguntado por: dfelix . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 19 votos

Considerada a cauda da aeronave, é a sua parte traseira superior, menores que as asa, essas estruturas aerodinâmicas servem para dar estabilidade. Tem funções de ajuste e controle, também, como arfagem e guinada.

WINGLET é uma pequena aba instalada na ponta da asa. O objetivo dela é reduzir a resistência aerodinâmica do ar e, com isso, aumentar a velocidade do voo e economizar combustível. Além disso, ela ajuda na sustentação.

Asa média: Montada no meio da fuselagem. Asa semi-alta: Montada na posição intermediária da fuselagem acima de sua metade. Asa alta: Montada acima da fuselagem. Asa parasol: Montada com montantes presos à fuselagem.

2- FUSELAGEM
Nela estão fixadas as asas, empenagem e, em alguns casos, os motores e conjunto de aterragem. Nos aviões distinguimos as seguintes partes: a) Nariz – Parte dianteira da fuselagem; b) Cauda – Parte de trás da fuselagem; e c) Barriga – Parte inferior da fuselagem.

A parte superior da asa é chamada de extradorso e a inferior de intradorso. Nas asas, ainda existem os elementos móveis, geralmente localizados no bordo de fuga, tendo como função controlar o voo do avião. Esses são chamados de superfícies de controle, como os ailerons e flaps.

Os grandes jatos comerciais têm um motor escondido na parte traseira do avião que é essencial para quando a aeronave está em terra. Chamado de APU (Auxiliar Power Unit, ou Unidade Auxiliar de Potência), esse motor serve para gerar energia para diversos sistemas do avião.

Os flaps são dispositivos que estão embutidos na asa do avião que, quando estendidos, têm o objetivo de fazer a área e a curvatura da asa aumentar, além de ampliar o arrasto aerodinâmico. Durante as operações de decolagem e pouso, o flap é acionado para aumentar a sustentação da aeronave em velocidade menor.

As asas de uma ave são constituídas por membros anteriores modificados e permitem o voo através da sua cobertura de penas, que possibilitam sustentação e conferem um formato aerodinâmico. Sem penas, a asa apresenta um formato em "V" aberto.

A fuselagem de uma aeronave de asa fixa é geralmente considerada como dividindo-se em 5 partes principais: fuselagem, asas, estabilizadores, superfícies de controle e trem de pouso.

As asas de um avião podem ficar embaixo ou acima da fuselagem, que é o corpo da aeronave.

Envergadura - é a maior distância entre as pontas das asas de um objeto, por exemplo de avião (como na figura) ou de um animal. Envergadura das asas de um avião. Na anatomia humana, a envergadura é a maior distância medida entre as pontas dos dedos médios de cada mão.